Regulador espanhol multa sete seguradoras em 915 mil euros
Sete seguradoras espanholas de seguros foram sancionadas por infrações graves no quadro de um processo decidido pelo regulador (CNMV), com início em 2019 e confirmado agora em jornal oficial.
Sete seguradoras espanholas sofreram sanções da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) resultantes de processos iniciados em março de 2019 e visam separadamente entidades ou filiais relacionadas com a Mapfre, Bankia, Bankinter e Liberbank (CCM), tendo sido agora publicadas no Boletim oficial do Estado (BOE).
Depois de expostos e discutidos factos e fundamentos jurídicos de “infrações graves” relacionadas com a inexistência – em cada uma das visadas – de uma comissão de auditoria e incumprimento de regras sobre composição e atribuição de funções contempladas em disposições da Lei de Valores Mobiliários (de 2015) e em legislação conexa prevista na Lei das Sociedades de Capital, o conselho da CNMV acordou aplicar as multas por um total superior a 900 mil euros a:
- Bankia Mapfre Vida, Sociedad Anónima de Seguros y Reaseguros, 100.000 euros;
- Bankinter Seguros Generales, S.A., de Seguros y Reaseguros, 10.000 euros ;
- Bankinter Seguros de Vida, S.A., de Seguros y Reaseguros, 30.000 euros;
- CCM Vida y Pensiones de Seguros y Reaseguros, S.A., 15.000 euros;
- Mapfre España, Compañía de Seguros y Reaseguros, S.A., 400.000 euros;
- Mapfre Global Risks, Compañía Internacional de Seguros y Reaseguros, 120.000 euros;
- Mapfre Vida, SA de Seguros y Reaseguros sobre Vida Humana, 240.000 euros.
A resolução da CNMV vem datada de 23 junho, assinada por Sebastián Albella, presidente da CNMV, e publicada no BoE de 23 julho de 2020, tornando-se efetiva em termos administrativos, mas está pendente de recursos que venham a ser interpostos por via judicial em contencioso-administrativo na Audiência Nacional (justiça espanhola).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador espanhol multa sete seguradoras em 915 mil euros
{{ noCommentsLabel }}