Quer ir ao aumento de capital da EDP? Hoje é o último dia para negociar direitos

O aumento de capital da elétrica está a aproximar-se dos últimos dias. A negociação dos direitos termina esta segunda-feira e o período de subscrição de ações decorre até dia 6 de agosto.

O aumento de capital da EDP está aproxima-se dos últimos dias. Acionistas que tenham recebido direitos de subscrição de novas ações da EDP ou investidores que não tenham direitos, mas queiram participar no aumento de capital da elétrica só têm mais um dia para o fazer.

A operação é exclusiva a acionistas ou investidores com direitos de subscrição e a negociação destes direitos termina esta segunda-feira. O valor de cada direito fechou a sessão desta sexta-feira a valer 8,62 cêntimos, com um prémio de 2,91% face às ações. Desde que começaram a negociar em bolsa, a 23 de julho, os direitos desvalorizaram 18,8% e já foram transacionados 393,21 milhões destes ativos.

Cada acionista recebeu estes direitos, que lhe permitem adquirir as novas ações que a EDP vai emitir a 3,30 euros cada (especificamente 11,75 direitos por conseguir um novo título). Em alternativa, pode vender os direitos em bolsa. Há 3,6 mil milhões destes títulos para transacionar e, no total, a elétrica vai aumentar o capital em 1.020 milhões de euros, em parte para financiar a compra da empresa espanhola Viesgo.

Se o maior acionista, a China Three Gorges, decidir acompanhar o aumento de capital, poderá colocar 219 milhões de euros, sendo que ainda não há certezas que o faça. Os únicos que já se sabe que investiram são quatro administradores, que colocaram quase 85 mil euros na operação (que está totalmente garantida por um sindicato de bancos). Nestes, incluem-se 40 mil euros do CEO interino Miguel Stilwell d’Andrade.

Os analistas consultados pelo ECO consideram que o preço atrativo deverá levar os investidores a reforçarem posições na elétrica, enquanto a razão para a operação é também um ponto a favor. Mas lembram o processo judicial em que a empresa é arguida e que levou à suspensão do CEO António Mexia. Aliás este é um dos vários riscos identificados pela própria empresa.

“Um investimento em ações, incluindo nas ações e/ou subscrição de direitos, envolve um elevado nível de riscos. Potenciais investidores devem considerar cuidadosamente toda a informação no prospeto e documentos anexos, incluindo os fatores de risco, antes de decidir investir em novas ações”, alerta a EDP no prospeto da operação.

Após o fim da negociação dos direitos, o prazo de subscrição das novas ações termina a 6 de agosto, com os resultados da operação a serem revelados no dia seguinte. As 309.143.297 novas ações serão depois admitidas à negociação na Euronext Lisboa, juntando-se aos mais de 3,6 mil milhões de títulos atualmente cotados na bolsa nacional no dia 17 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer ir ao aumento de capital da EDP? Hoje é o último dia para negociar direitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião