Governo quer construir duas novas pontes para Espanha
O Governo quer aproveitar as subvenções a fundo perdido do Fundo de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir duas novas pontes que ligarão a fronteira portuguesa a Espanha.
“É um plano para oportunidades únicas“, resume o primeiro-ministro ao Público desta segunda-feira, um dia antes de apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Fundação Champalimaud. Um dos objetivos do plano é fazer investimento para aumentar o potencial económico dos locais perto da fronteira com Espanha.
Para tal, o Governo propõe que se construa uma ponte entre Sanlucar de Guadiana e Alcoutim e outra sobre o Rio Sever (e está prevista a ligação Nisa — Ponte Internacional de Cedillo). Haverá ainda investimento na IC2 que liga Bragança a Puebla de Sanabria e noutra ligação para ligar Moraleja ao IC31 (Castelo Branco/Monfortinho). Da parte de Portugal, o investimento não ultrapassará os 102 milhões de euros.
O jornal adianta outras das medidas que vão constar no esboço do PRR que será entregue à Comissão Europeia até 15 de outubro: mais de 8.000 camas de cuidados integrados e paliativos, 1.250 milhões para garantir a habitação a 26 mil famílias, um elétrico rápido em Loures, um autocarro autónomo no Porto, onze novas estações de tratamentos de lamas, meios aéreos próprios e 9.100 quilómetros de faixas de gestão combustível.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer construir duas novas pontes para Espanha
{{ noCommentsLabel }}