Hoje nas notícias: TAP, professores e Rangel

  • ECO
  • 29 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta terça-feira na revista de imprensa o destaque vai para a TAP que adiou a comprar de 15 aviões, o que permitirá uma poupança de mil milhões de dólares. Nota também para a falta de professores ou as estações de comboio que serão concessionadas para turismo.

TAP adia compra de 15 aviões para poupar mil milhões de dólares

A TAP renegociou o plano de renovação da frota que estava definido para os próximos anos por causa da quebra de atividade que levou a empresa a registar prejuízos de 582 milhões de euros no primeiro semestre. Foram adiadas as aquisições de 15 aviões, o que gerará uma poupança de cerca de mil milhões de dólares. “Encontra-se em curso uma revisão do plano de frota de curto e médio prazo, que engloba já as renegociações fechadas com a Airbus e alguns [locadores]”, lê-se no relatório relativo às contas do primeiro semestre. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Carências habitacionais do Plano de Recuperação já estão desatualizadas

As carências habitacionais identificadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já estão desatualizadas tendo em conta as Estratégias Locais de Habitação que foram entregues por mais de 30 autarquias. Em causa está o documento prospetivo deste apoio de 1,2 mil milhões de euros preparado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o qual já estará ultrapassado. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Falta de professores nas escolas. Reservas de recrutamento estão a esgotar-se

A Associação Nacional de Professores alerta que há falta de professores nas escolas assim como a Associação de Diretores de Agrupamentos. A tendência é para piorar, com as reservas de recrutamento a esgotar-se, e este é um problema estrutural. A contabilidade relativa à falta de recursos humanos não está feita, mas há muitos alunos, principalmente em Lisboa e no Algarve, que não têm professores nas disciplinas de, por exemplo, Filosofia, Matemática, Geografia, Inglês e Informática/TIC. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Rui Rangel compra dois imóveis no mesmo dia avaliados em 467 mil euros

Os juízes Rui Rangel e Fátima Galante compraram dois imóveis no mesmo dia: um no Parque das Nações e outro nas Twin Towers em Campolide revela a acusação do processo Operação Lex. O registo de aquisição e hipoteca dos apartamentos, avaliados pelo Fisco em 467 mil euros, data de 4 de maio de 1999. Estes e outros imóveis foram arrestados para garantir o pagamento de uma indemnização de um milhão de euros contra os magistrados. O arresto do saldo de contas bancárias, tituladas pelos arguidos, também foi pedido pelo Ministério Público. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

30 estações de comboio vão ser concessionadas ao turismo

O Governo vai alargar a estações e apeadeiros ferroviários o programa Revive de requalificação de imóveis públicos para fins turísticos. Numa primeira fase, há já 30 locais identificados, sobretudo no Alentejo e no Norte. No primeiro trimestre de 2021, dar-se-á início à segunda fase, com o lançamento dos primeiros concursos públicos para concessionar estes espaços a operadores privados. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, professores e Rangel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião