5 coisas que vão marcar o dia

Ursula von der Leyen continua de visita a Portugal, onde deverá marcar presença na apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência e ter assento no Conselho de Estado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, continua de visita a Portugal. Esta manhã, deverá marcar presença na Fundação Champalimaud para apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência e o Plano de Recuperação da União Europeia. A marcar o dia estará também o protocolo que o Governo vai assinar com a Google.

Costa apresenta Plano de Recuperação e Resiliência

António Costa, primeiro-ministro, vai apresentar esta manhã o Plano de Recuperação e Resiliência. Será pelas 10h da manhã, na Fundação Champalimaud (Lisboa). Contudo, não estará sozinho. Ao seu lado, conta com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que estará na cerimónia para apresentar outro plano, o Plano de Recuperação da União Europeia. Ambos os documentos traçarão o caminho a seguir para recuperar Portugal e o bloco da crise criada pela Covid-19, de olhos postos numa economia mais verde e também mais digital.

Von der Leyen participa no Conselho de Estado

Na agenda de Ursula von der Leyen está também uma participação no Conselho de Estado. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou a presidente da Comissão Europeia para ter assento na reunião de conselheiros do Presidente, onde deverá ser discutido o “futuro da Europa”, num contexto de pandemia e de grave crise económica. A reunião arranca após o período do almoço.

Google e Governo assinam protocolo para o digital

O Governo português vai assinar com a Google Portugal um memorando de entendimento “com foco na recuperação económica e transição digital”. O evento, que visa apresentar a iniciativa Grow Portugal with Google, contará com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e o líder da Google em Portugal, Bernardo Correia.

Trump e Biden debatem na televisão

Donald Trump, candidato republicano à presidência dos EUA, defronta o principal opositor, o candidato democrata Joe Biden. Será o primeiro de três debates televisivos previstos antes das Presidenciais que terão lugar no início de novembro. A entrevista será moderada por Chris Wallace, pivô da Fox News, e deverá abordar temas como a pandemia da Covid-19, o Supremo Tribunal e a economia. Fora da agenda estão as alterações climáticas, algo que já está a motivar críticas. O debate deverá arrancar pelas 21h locais em Cleveland, ou duas da manhã de quarta-feira pela hora de Lisboa.

INE divulga inquérito de conjuntura às empresas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar pelas 9h30 os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores referentes a setembro. Estes dados permitem medir o pulso à conjuntura no atual contexto de pandemia. O INE vai ainda lançar outros dados, nomeadamente atualizar com informação de agosto o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no setor do comércio a retalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião