Nova SBE lança mestrados em empreendedorismo e políticas públicas

Os dois novos mestrados em empreendedorismo de impacto e políticas públicas reforçam a "aposta no impacto" da Nova SBE e querem responder aos desafios do futuro. Arrancam em 2021 com quase 200 vagas.

A Nova SBE vai lançar dois novos cursos no próximo ano, os mestrados em empreendedorismo de impacto e em desenvolvimento internacional e políticas públicas. O objetivo da nova oferta é ajudar a desenvolver competências para responder à necessidade de transformação dos desafios do futuro, aliando o ensino teórico ao contacto direto com o tecido empresarial e das startups em Portugal.

Os dois mestrados têm como base uma metodologia de project-based learning, e um propósito de se aproximarem das empresas e das necessidades reais do mercado através do empreendedorismo, da inovação e do impacto.

Empreendedorismo para desenvolver soft skills

O mestrado em empreendedorismo de impacto e inovação terá 100 vagas disponíveis e destina-se a candidatos vindos de qualquer área de formação, com ou sem experiência profissional. O programa destina-se a empreendedores que procurem um programa de mestrado para desenvolver e implementar a sua própria ideia de negócio com impacto, por isso, ao contrário da maioria dos mestrados, pretende-se que os alunos integrem a formação já com um projeto em mente.

A componente académica aparece a reforçar a componente aplicada e do projeto que se quer desenvolver. Acreditamos muito que no ensino, com as expectativas desta geração, já não há tanta vontade de estar só a ouvir, querem fazer. Queremos cada vez mais que as pessoas aprendam, não só a ouvir-nos, mas também a fazer”, realça Daniel Traça dean da Nova SBE, em conferência de imprensa.

Além de alavancar projetos, o curso pretende ser um espaço para potenciar o desenvolvimento de soft skills, tais como a capacidade de tomar decisões e de colaboração. “Consideramos que o empreendedorismo é a melhor plataforma para desenvolver este tipo de competências“, detalha à Pessoas Daniel Traça.

“Queremos que o que sai destes mestrados e destes projetos não seja só algo que reforça as competências dos alunos, mas vamos fazê-lo em colaboração com empresas, para fortalecer o tecido de empresas e startups em Portugal“, sublinha o responsável.

Melhorar Estado com ferramentas de gestão

O mestrado em desenvolvimento internacional e em políticas públicas da Nova SBE vai arrancar com 80 vagas.

Para Daniel Traça, este é “mais um desafio de transformação”, por isso o curso tem como objetivo aliar as competências da gestão — de projetos, de objetivos e resultados –, à transformação da própria gestão das políticas públicas do Estado.

“Consideramos que, neste mundo em transformação, onde é preciso mais competências técnicas e de inovação, também é preciso reformar a capacidade do Estado“, sublinha o dean da Nova SBE. O curso destina-se a candidatos sem experiência profissional, que procuram um programa full-time, formados nas áreas de economia, gestão, mas também outras ciências sociais, ciências naturais ou engenharia. A universidade refere ainda que a especialização também poderá interessar a jovens já profissionais em organizações com dimensão de política pública ou com interesse numa abordagem prática para o desenvolvimento internacional e políticas públicas.

Em fevereiro deste ano, a Nova SBE lançou o mestrado em business analytics [análise de negócio], com o objetivo de dar resposta às necessidades do mercado nesta área e ainda fazer a ponte entre as empresas e a tecnologia. “Cada um destes três mestrados é uma alavanca para aquilo que consideramos que é o impacto”, conclui o responsável, que reforça a vontade de que estes mestrados possam dar o exemplo a outras escolas do país. Os dois novos mestrados arrancam em setembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova SBE lança mestrados em empreendedorismo e políticas públicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião