Prisa já vendeu 43,27% da Media Capital por 24,73 milhões de euros

A Prisa já executou a venda da maioria da sua posição na Media Capital. Recebe 24,73 milhões de euros pelas ações, ficando a faltar vender 21,2% da empresa.

A Media Capital tem novos acionistas. Numa nota enviada à CMVM, a espanhola Prisa confirma que executou esta segunda-feira a venda de 43,27% da Media Capital, ficando a faltar a alienação dos restantes 21,2% para completar a venda total das ações que detém no grupo de comunicação social e produção audiovisual português.

Está já confirmado que a Triun SGPS, do empresário Paulo Gaspar, administrador da Lusiaves, é um dos novos acionistas. O grupo confirmou à CMVM deter agora 23% da Media Capital, uma posição reforçada face aos 20% que a Triun tinha acordado inicialmente comprar à Prisa.

Foi também confirmado, num outro comunicado, que a Prisa também firmou a venda de 11,9725% da Media Capital à Biz Partners, um consórcio de vários investidores onde se inclui o conhecido cantor Tony Carreira. A holding é maioritariamente detida (em pouco mais de 33,4%) por uma empresa controlada por Miguel Osório Araújo.

“A transação foi levada a cabo através de transferências de blocos de ações independentes por um preço total de 24.732.919,96 euros”, informa a Prisa, de um total de 36,85 milhões de euros que a Prisa vai receber pela venda da totalidade dos 64,47%.

A Prisa vai ainda mais longe, garantindo que a operação avalia a Media Capital em 150 milhões de euros e tem em conta “um prémio de 63% face ao preço por ação oferecido pela Cofina na sua operação pública voluntária pelas ações da Media Capital”.

O grupo espanhol que também detém o El País refere, em nota enviada à CMVM, que este desinvestimento na Media Capital “vai significar uma perda contabilística nos resultados individuais e consolidados da Prisa de aproximadamente 48,5 milhões de euros”.

A identidade dos demais compradores da posição da Prisa deverá ser conhecida nas próximas horas. Entre eles estarão os nomes dos investidores que foram assinando contratos com a Prisa em setembro para a compra de ações da Media Capital, e onde se inclui, por exemplo, a apresentadora Cristina Ferreira, que entretanto voltou à antena da TVI.

O ECO sabe que os restantes 21,2% que a Prisa ainda não vendeu deverão ser vendidos em breve a dois acionistas, nomeadamente à CIN, que ficará com 11,2%, e a um consórcio encabeçado pela Polopiqué, que ficará com os restantes 10%.

Na nova composição acionista da Media Capital, a Pluris Investments deverá, assim, ficar com a maioria das ações, num total de 30,22% adquiridos em meados deste ano pelo empresário Mário Ferreira (que também é acionista do ECO).

(Notícia atualizada pela última vez às 20h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prisa já vendeu 43,27% da Media Capital por 24,73 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião