5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que as propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 começam a ser discutidas e votadas no Parlamento, o INE mostra a evolução das taxas de juro no crédito à habitação em outubro.

Começa esta segunda-feira o início das discussões e votações das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021, naquele que será um processo demorada devido às mais de 1.500 propostas apresentadas pelos partidos. O INE dá a conhecer a evolução das taxas de juro no crédito à habitação em outubro, bem como o uso que as empresas dão às tecnologias de informação e comunicação. No mesmo dia, a OCDE publica um relatório com indicações para o desenvolvimento económico local.

Arrancam votações das propostas de alteração ao OE 2021

O Parlamento começa esta segunda-feira a discutir e votar as mais de 1.500 propostas de alteração que os partidos apresentaram à proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2021. Para os socialistas, este “é um número muito elevado e desajustado”, resultando num guião de votações com mais de 700 páginas. As votações vão estender-se durante toda a semana, sendo que na sexta-feira acontece a votação final global.

Evolução das taxas de juro no crédito à habitação

Em termos de dados económicos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai mostrar esta segunda-feira como evoluíram as taxas de juro do crédito à habitação no mês de outubro. Em setembro, este indicador aliviou de máximo de cinco anos. A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos desceu ligeiramente para fixar-se nos 0,966% no nono mês do ano.

OCDE publica dados da criação de emprego

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica esta segunda-feira o Job Creation and Local Economic Development 2020, um relatório bienal que aborda questões emergentes para o desenvolvimento económico local. Neste documento são dadas orientações relativas a uma série de tópicos, desde o emprego e formação até à política económica e social. A edição de 2020 vai analisar ainda os impactos da pandemia.

Que uso dão as empresas às tecnologias de informação e comunicação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira dados sobre o uso que as empresas dão às tecnologias de informação e comunicação (TIC), numa altura em que o mundo está cada vez mais digital. Os números mais recentes, referentes a 2019, mostram que 50% das empresas com dez ou mais trabalhadores utilizavam meios de comunicação digital (social media) e na sua quase totalidade (97%) as redes sociais era o meio de comunicação mais usado. Cerca de 21% das empresas tinham trabalhadores especialistas em TIC.

Arranca a 1ª Conferência ECOseguros – Seguros 2021

O ECOseguros organiza entre segunda e sexta-feira, a 1ª Conferência ECOseguros – Seguros 2021, dedicada ao tema “O papel da atividade seguradora na recuperação pós pandemia”, onde o papel dos seguros no futuro pós-pandemia estará no foco do debate entre os protagonistas do setor. A abertura será feita pelo chairman da Autoridade Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (EIOPA) e o encerramento pela presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião