5 coisas que vão marcar o dia

Há mudanças no PSI-20 e no S&P 500, num dia em que serão conhecidos dados dos preços das telecomunicações na Europa. A Agência Europeia do Medicamento pronuncia-se sobre a vacina da Pfizer.

O dia é de mudanças nas bolsas. Apesar de arrancar uma das semanas com menor liquidez do ano, há alterações para o PSI-20, que assiste ao regresso da Ramada, e para o S&P 500, que dá as boas-vindas à Tesla. É também dia de saber se os portugueses pagam mais ou menos que os restantes cidadãos europeus pelas telecomunicações. E há “luz verde” à vacina contra a Covid-19.

PSI-20 ganha mais uma cotada, a Ramada

O PSI-20, que há muito tempo não conta com as 20 empresas que lhe dá nome, tinha 18 cotadas, mas ficou sem uma recentemente quando a Sonae Capital saiu, pelo que era necessário promover uma empresa do PSI Geral. A sorte saiu à Ramada Investimentos, que regressa esta segunda-feira cerca de sete meses depois de ter sido excluída.

Tesla estreia-se no S&P 500

Nos EUA, a Tesla vai integrar o índice bolsista alargado S&P 500. Com base no valor de mercado à data no final do dia de segunda-feira, de 635 mil milhões de dólares, a fabricante de automóveis elétricos vai ficar mesmo entre as primeiras 10 empresas deste índice de referência assim que entrar. A empresa de Elon Musk passou a ser elegível para integrar o S&P 500 depois de no segundo trimestre deste ano ter apresentado lucros pelo quarto trimestre consecutivo.

Preços das telecomunicações na Europa

O Eurostat divulga esta segunda-feira dados que poderão reacender uma frente de “batalha” entre a Anacom e as operadoras. O gabinete de estatísticas europeu vai publicar dados dos preços das telecomunicações nos países da União Europeia, menos de um mês depois de o regulador português ter alertado que Portugal está “entre os países europeus” com os preços mais caros.

Arrancam candidaturas a rendas acessíveis Lisboa

A partir desta segunda-feira já pode inscrever-se em mais uma edição do Programa de Renda Acessível (PRA) da Câmara de Lisboa (CML), que promete “preços que as pessoas podem pagar”, como tem referido várias vezes Fernando Medina. O processo é feito através do site Habitar Lisboa, numa plataforma criada especialmente para esse efeito. Cerca de um ano depois da 1.ª edição, a 12 de dezembro do ano passado, a CML arranca hoje com a 4.ª edição.

Vacina da Pfizer tem “luz verde”

Este é também um dia chave para o combate à pandemia. A Agência Europeia do Medicamento vai pronunciar-se sobre a vacina da Pfizer contra a Covid-19 e deverá aprovar a administração na Europa, numa altura em que vários países já estão a preparar a logística para o fazer entre a última semana de dezembro e o início de janeiro. Portugal planeia começar a vacinar a população entre 27 e 29 de dezembro, depois da chega de um primeiro lote de 9.750 vacinas da Pfizer, a 26 de dezembro. O primeiro grupo a ser vacinado no país será focado nos profissionais de saúde, adiantou Marta Temido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião