Subsídio de desemprego prorrogado a 13 mil pessoas em janeiro e fevereiro
Só em janeiro, 6.700 pessoas viram as suas prestações prolongadas por mais seis meses. Um número que sobe para 13 mil se se juntar fevereiro.
A Segurança Social prorrogou por mais seis meses os subsídios de desemprego a 13 mil pessoas, relativos aos meses de janeiro e fevereiro, disse esta quinta-feira fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à Lusa.
“Em janeiro e fevereiro, foram abrangidas pelas prorrogações [do subsídio de desemprego] 13 mil pessoas”, afirmou fonte do gabinete da ministra Ana Mendes Godinho, acrescentando que só em janeiro 6.700 pessoas viram as suas prestações prolongadas por mais seis meses.
Segundo a mesma fonte, “as prorrogações dos subsídios de desemprego terminados a partir de 31 de dezembro e em janeiro de 2021 estão a ser pagas no corrente mês” e já foi feito o pagamento a “mais de 95% dos beneficiários a 15 de fevereiro”.
Em 26 de fevereiro será feito um novo pagamento, estando a ser pago o mês de fevereiro e o correspondente aos dias de janeiro ainda não pagos.
Estão igualmente a ser pagas as prorrogações aos beneficiários que terminam o subsídio de desemprego este mês, e que irão receber a 26 de fevereiro, afirmou o gabinete.
Em meados de janeiro, o Instituto da Segurança Social (ISS) indicou que os subsídios de desemprego terminados nesse mês seriam prolongados automaticamente por seis meses, tal como previsto, mas o pagamento só seria feito a partir de fevereiro, com retroativos.
A prorrogação dos subsídios de desemprego está prevista na lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que entrou em vigor em janeiro.
Em 16 de dezembro, a ministra do Trabalho explicou que os subsídios serão prorrogados por seis meses de forma “automática”, não sendo necessário entregar um pedido para esse efeito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Subsídio de desemprego prorrogado a 13 mil pessoas em janeiro e fevereiro
{{ noCommentsLabel }}