Reconstrução de imóveis: APS oferece simulador para cálculo do capital a segurar
A ferramenta, gratuita e acessível online, foi criada em parceria com Instituto Superior Técnico para ajudar o tomador do seguro na simulação do valor de reconstrução do imóvel nas apólices habitação.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponizou um simulador para o cálculo de custo de reconstrução de imóveis. A nova ferramenta (SCRIM), disponibilizada de forma digital e gratuita, tem como objetivo apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, e que corresponde ao custo de reconstrução de imóveis.
“Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – correspondentes à área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado no momento um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente. O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso da fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente”, explica a APS em comunicado.
Para o presidente da APS, José Galamba de Oliveira, “a disponibilização deste simulador vem responder a uma preocupação partilhada também pelo setor segurador, na medida em que o fim da publicação anual das Portarias com o valor de construção para o cálculo da renda condicionada, as quais serviam de referência, ainda que não vinculativa, para o cálculo do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, tornou premente a criação de um instrumento que servisse de referência para o referido cálculo”.
A ferramenta , disponível através do site da APS é apresentada como um recurso “transparente e de fácil utilização”, concebida para ajudar o tomador do seguro a realizar, “a partir de um nível de informação relativamente simples, a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro“.
No entanto, “os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, e por este motivo, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel”, complementa a associação.
José Galamba de Oliveira refere ainda, “o simulador do custo de reconstrução de imóveis permite apoiar o tomador de seguro na definição do valor a segurar, colmatando uma necessidade há muito identificada dos consumidores de seguros. O montante do capital a segurar, no contexto de um seguro de imóvel, deverá ser alvo de particular atenção, na medida em que um valor desfasado do valor de reconstrução, poderá resultar numa indemnização insuficiente para a recuperação do imóvel”.
O simulador foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela FUNDEC, Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, ligada ao Instituto Superior Técnico.
Carlos Oliveira Cruz e Fernando Branco, professores do Instituto Superior Técnico e autores da metodologia de simulação, manifestam “muita satisfação” com a “concretização desta colaboração da universidade com a APS, permitindo simular o cálculo do capital seguro das habitações com uma metodologia inovadora que, inclusive, já teve reconhecimento internacional”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reconstrução de imóveis: APS oferece simulador para cálculo do capital a segurar
{{ noCommentsLabel }}