Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.174 euros por metro quadrado
Preço médio do metro quadrado das casas atingiu 1.174 euros, um novo máximo histórico. Subiu quatro euros face ao primeiro mês do ano.
A avaliação que é feita pelos bancos às casas na hora de conceder financiamento para a compra voltou a aumentar. Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo mês do ano, o indicador fixou-se em 1.174 euros por metro quadrado, uma subida de quatro euros em comparação com o mês anterior, atingindo um novo recorde.
“O valor mediano de avaliação bancária foi 1.174 euros em fevereiro de 2021, mais quatro euros que o observado no mês precedente. Em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 5,7% (6,1% em janeiro)”, diz o INE, salientando que “o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 23 mil, menos 4,1% que no mesmo período do ano anterior”.
Foi mais um mês de subida no valor a que os bancos avaliam as casas, no âmbito de processos de concessão de financiamento para a compra dos referidos imóveis. O INE explica que “o maior aumento face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,1%)”, sendo esta uma das que apresenta já uma das avaliações mais elevadas em Portugal.
“A Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país
(33%, 30% e 2%, respetivamente)”, explica o gabinete de estatísticas. Os preços médio por metro quadrado são de 1.558 euros, 1.522 e 1.192 euros, respetivamente,
Em sentido inverso, a redução mais acentuada “foi observada na Região Autónoma dos Açores (-0,5%)”, não sendo, contudo, esta uma das regiões com avaliações mais baixas. “As regiões da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela foram as que apresentaram o valor mais baixo em relação à mediana do país (-42%)”, diz o INE.
(Notícia atualizada às 11h22 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.174 euros por metro quadrado
{{ noCommentsLabel }}