Galp dispara quase 4% e tira Lisboa do vermelho

A bolsa nacional encerrou em terreno positivo, com uma valorização de mais de 1%, ao fim de duas sessões consecutivas a cair.

A bolsa de Lisboa encerrou a valorizar mais de 1%, com a maioria das cotadas em terreno positivo. A impulsionar o desempenho do índice nacional estiveram as ações da Galp Energia, que dispararam quase 4%, ajudadas pelos restantes “pesos pesados”. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se vive no resto da Europa, num dia em que a valorização do petróleo e os Estados Unidos dão ânimo aos investidores.

Ao fim de duas sessões consecutivas no vermelho, o PSI-20 fechou a somar 1,53% para 4.836,86 pontos. Das 18 cotadas nacionais, apenas quatro encerraram a perder, com destaque para a Corticeira Amorim que recuou 0,78% para 10,14 euros.

A contribuir para este comportamento do índice de referência nacional estiveram as ações da Galp Energia, que cresceram 3,54% para 10,05 euros, representando a maior subida desta sessão.

Este desempenho da petrolífera nacional acontece num dia que em o preço do barril de petróleo está a disparar nos mercados internacionais: o Brent ganha 4,05% para 64,46 dólares, enquanto o WTI valoriza 4,08% para 60,95 dólares. A matéria-prima continua a beneficiar do bloqueio que um porta-contentores está a provocar no Canal do Suez, um dos canais marítimos mais movimentados do mundo.

Ainda a impulsionar o PSI-20 estão outros “pesos pesados” nacionais, como a EDP Renováveis que valorizou 2,87% para 17,2 euros, enquanto a EDP avançou 0,06% para 4,85 euros. Destaque ainda para o BCP que ganhou 1,39% para 0,1163 euros e para a Jerónimo Martins que subiu 2,07% para 13,55 euros.

Lisboa acompanhou, assim, a tendência de ganhos que se vive no resto da Europa, numa altura em que a valorização do petróleo está a animar os investidores. Além disso, as notícias vindas dos Estados Unidos referentes ao processo de vacinação também trazem otimismo. Isto depois de Joe Biden ter duplicado a meta de vacinação, estimando administrar 200 milhões de doses da vacina.

O índice de referência europeu, Stoxx-600, está a valorizar 0,91% para 426,92 pontos, acompanhado pelo espanhol Ibex-35 que sobe 1,08% para 8.500 pontos e pelo francês CAC-40 que avança 0,61% para 5.988,81 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara quase 4% e tira Lisboa do vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião