BEI estuda usar blockchain para emitir “obrigações digitais”
O Banco Europeu de Investimento (BEI) contratou três grandes bancos, incluindo o Santander, para estudar formas de emitir "obrigações digitais" através da blockchain.
Longe vão os tempos em que as obrigações eram em papel e tinham vários cupões que representavam os juros. Mas se o sistema financeiro já é bastante digital, o Banco Europeu de Investimento (BEI) quer dar mais um novo passo em frente.
A instituição está a estudar formas de usar a tecnologia blockchain para emitir “obrigações digitais” em euros. Para isso, contratou o Goldman Sachs, o Santander e a Société Générale, que se encontram a explorar formas de fazer esta ideia… sair do papel.
A notícia foi avançada pela Bloomberg (acesso condicionado). A agência destaca que, a avançarem as emissões de dívida digitais na blockchain, isso iria acelerar fortemente a adoção desta tecnologia nos mercados de dívida. As reuniões com potenciais investidores estão já marcadas para 15 de abril.
Historicamente, o BEI costuma estar na linha da frente da inovação nesta área, tendo sido das primeiras instituições a emitirem dívida verde e obrigações sustentáveis.
A blockchain é uma tecnologia de criptografia que ganhou popularidade com o crescimento das criptomoedas. Sem ela, moedas virtuais como a bitcoin não teriam como existir. É muitas vezes comparada a um livro de registos digital, imutável e inviolável, registando todas as transações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BEI estuda usar blockchain para emitir “obrigações digitais”
{{ noCommentsLabel }}