Acciona usa plataforma de blockchain para certificar hidrogénio verde

A ferramenta será implementada no terreno no projeto Power to Green Hydrogen, destinado a criar um ecossistema de hidrogénio verde na ilha de Maiorca (Espanha).

A Acciona informou esta terça-feira em comunicado que acaba de desenvolver uma plataforma baseada na tecnologia blockchain que garante a origem renovável do hidrogénio verde e permite a verificação do processo de transporte e entrega, chamada GreenH2chain.

Para já, a ferramenta será implementada no terreno no projeto Power to Green Hydrogen, destinado a criar um ecossistema de hidrogénio verde na ilha de Maiorca (Espanha). A mesma foi desenvolvida em parceria com a FlexiDAO, especializada em ferramentas de software para empresas de energia, com serviços de energia digital.

Com esta ferramenta, os utilizadores “acedem a uma plataforma digital que em tempo real lhes permitirá verificar e visualizar toda a cadeia de valor do hidrogénio verde, em qualquer parte do mundo”, explica a Acciona. Desta forma, podem quantificar, registar e monitorizar a descarbonização de seu consumo de energia, acrescenta a empresa.

“Adicionalmente, a GreenH2chain fornece todas as informações correspondentes ao consumo realizado, bem como os dados necessários para quantificar as emissões de dióxido de carbono (CO2) evitadas. No futuro irá complementar as certificações de garantias de origem do hidrogénio renovável que se venham a estabelecer, tanto a nível europeu como em cada país”, refere a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acciona usa plataforma de blockchain para certificar hidrogénio verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião