Hoje nas notícias: Benefícios fiscais, IVA e campus da Nova

  • ECO
  • 6 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pandemia levou a uma quebra de 40% no IVA cobrado aos restaurantes e aos alojamentos, no mesmo ano em que os benefícios fiscais a estrangeiros aumentaram 44%. Destaque ainda para o investimento de um milhão de euros que a Universidade Nova de Lisboa vai fazer para apoios alunos sem meios e para construir dois novos campus no sul do país.

Pandemia leva a quebra de 40% no IVA cobrado a restaurantes e alojamento

A pandemia provocou uma quebra superior a 40% na atividade do alojamento e da restauração no ano passado, fazendo com que o valor a entregar de IVA ao Estado diminuísse cerca de 270 milhões de euros. À exceção dos veterinários, todas as atividades onde a emissão de faturas com NIF permite deduzir no IRS 15% do IVA sofreram uma quebra durante 2020, sendo que a restauração e o alojamento foram os mais afetados, mostra o relatório de combate à fraude e evasão fiscal de 2020, entregue no Parlamento pelo Governo. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Benefícios fiscais a estrangeiros aumentam para quase 900 milhões

O regime de Residentes Não Habituais (RNH) gerou um benefício de quase 900 milhões de euros no ano passado, uma subida de 44% face a 2019, mostra a Conta Geral do Estado de 2020. A despesa fiscal (imposto que o Estado não cobrou a estes estrangeiros) ascendeu a 1.467,9 milhões de euros só para o IRS, uma subida de 27,3% face a 2019, justificado pelo contributo da despesa fiscal os RNH. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias

Mais de 32 mil passageiros chegaram a Portugal sem teste à Covid-19

Pelo menos 32.718 passageiros viajaram de avião para Portugal, entre 2020 e meados de junho deste ano, sem apresentarem um teste à Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque, dando origem a 510 processos de contraordenação a 39 companhias aéreas. Ainda não há nenhuma condenação, mas as coimas variam entre os 500 e os dois mil euros por passageiro. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Novo Banco decide este mês necessidade de plano mais agressivo de saídas

O Novo Banco, liderado por António Ramalho, está a “encolher” a sua estrutura através da saída de trabalhadores. O processo está a decorrer através de reformas antecipadas, mas também por rescisões por mútuo acordo em determinadas áreas. A gestão vai decidir este mês se é preciso plano mais agressivo, de forma a alcançar as metas traçadas por Bruxelas. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Nova investe um milhão para apoiar alunos e criar campus em Évora e no Algarve

A Universidade Nova de Lisboa vai investir um milhão de euros na formação para todos estudantes em áreas como escrever código e criar um campus com universidades de Évora e Algarve. O objetivo é que fique pronto em setembro. “É a primeira vez neste país que se vai fazer um consórcio – já está feito do ponto de vista jurídico, mas ainda não foi lançado do ponto de vista da atividade concreta – entre três universidades, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova”, explica o reitor. Leia a entrevista completa no Diário de Notícias

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Benefícios fiscais, IVA e campus da Nova

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião