Younited levanta 170 milhões e entra nos pagamentos digitais em Portugal
A fintech francesa completou uma nova ronda de investimento, que juntou o Goldman e a Bridgepoint ao leque de acionistas. Serviço de pagamentos digitas vai chegar a Portugal e Espanha.
A Younited levantou 170 milhões de dólares (o equivalente a 144 milhões de euros) numa nova ronda de investimento que permitirá à empresa alargar a Portugal e Espanha o seu serviço de pagamentos digitais, consolidar a presença na Europa e desenvolver novos produtos.
A fintech francesa eleva para 400 milhões de dólares o capital angariado desde a sua criação em 2012. Ganha também dois novos acionistas, Goldman Sachs e a Bridgepoint, que se juntam a um grupo onde já estavam a Eurazeo, a Bpifrance Large Ventures e a AG2R La Mondiale, que também participaram na operação.
A atuar no segmento do crédito ao consumo em Portugal desde 2018, a empresa vai entrar também no mercado dos pagamentos digitais, com o lançamento do Younited Pay durante o segundo semestre. “Trata-se de uma solução de pagamento que permite a empresas com comércio online e lojas físicas fornecerem produtos de pagamentos alargados, de 3 a 48 meses, aos seus clientes”, explica Xavier Pallàs, CEO da Younited para Portugal e Espanha.
O responsável afirma que o sistema já é usado em França “por alguns dos mais importantes websites de e-commerce, como Free, Micromania e LDLC, e em Itália pelos principais distribuidores dos produtos Apple”. A adesão estende-se aos pontos de venda físicos, garante, “com mais de 50% dos pagamentos efetuados desde janeiro a serem feitos em loja”, afirma.
Além de alargar os mercados do Younited Pay, Xavier Pallàs explica que os 170 milhões de dólares servirão para “a consolidação da presença na Europa, nomeadamente em França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha” — os mercados estrangeiros da fintech já representam 40% das receitas — “investir na rede de parceiros business to business“, desenvolver “a estratégia de inovação de produtos baseados em dados e em inteligência artificial”, bem como o desenvolvimento de serviços de apoio financeiro personalizados”.
"Este novo investimento, especificamente para Portugal, permitir-nos-á financiar 4 milhões de euros por mês, chegando a 50 milhões de euros financiados em 2022.”
Desde que começou a operar em Portugal, em junho de 2018, a empresa regista um total de 4.436 créditos autorizados, num volume de 31 milhões de euros. “Este novo investimento, especificamente para Portugal, permitir-nos-á financiar 4 milhões de euros por mês, chegando a 50 milhões de euros financiados em 2022”, antecipa o CEO para a Península Ibérica.
Fundo para Portugal espera pelos 100 milhões
Na calha está a criação de um fundo para os empréstimos em Portugal, que para já estão a ser financiados diretamente pela Younited. “Primeiro queremos consolidar o volume, acima de 100 milhões de euros, e a performance que já conta com um histórico robusto”, explica.
No segmento business to business (B2B) o objetivo passa por “conseguir ter cinco parceiros high level a utilizar as nossas soluções para o e-commerce e para o retalho presencial até 2022, tanto para Portugal como para Espanha”, aponta Xavier Pallàs.
A empresa deu conta recentemente da intenção de chegar aos 100 colaboradores no mercado ibérico. Os escritórios na Península são em Barcelona. A equipa já conta com 20 colaboradores portugueses e as contratações vão continuar. “Vamos fortalecer a equipa para o mercado ibérico com profissionais de marketing e vendas e desenvolvimento, como lead data analysts, UX e UI designers, data product managers, DevOps e também para a nossa equipa jurídica”, afirma o responsável.
A Younited tem uma licença de instituição de crédito do BCE, oferecendo serviços financeiros a particulares, como empréstimos ao consumo, crédito, recompra de créditos, coaching orçamental e contas a prazo. Fornece ainda soluções tecnológicas SaaS Bank-as-a-Service a empresas. Desde que foi fundada, em 2012, já concedeu 2,6 mil milhões de euros em empréstimos. Emprega mais de 440 pessoas e está presente em seis países: França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Áustria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Younited levanta 170 milhões e entra nos pagamentos digitais em Portugal
{{ noCommentsLabel }}