Finerge compra novas turbinas eólicas à GE e à Vestas para instalar em Portugal
O sobreequipamento que a Finerge está a fazer em alguns dos seus parques eólicos está incluído no plano estratégico que a empresa aprovou em 2019
A Finerge anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com a GE Renewable Energy para o fornecimento de cinco novos aerogeradores, destinados aos projetos de sobreequipamento dos parques eólicos do Toutiço e da Lagoa de D. João, com uma capacidade adicional de 29 MW.
O contrato inclui o fornecimento e a instalação das turbinas eólicas (cada uma com 5,8 MW), que serão as de maior capacidade onshore no país e também as maiores em altura. A GE também prestará serviços aos parques eólicos em questão durante os próximos dez anos. A entrega destes aerogeradores, está prevista para o segundo semestre de 2022.
“É a terceira vez este ano que anunciamos a compra de aerogeradores para sobreequipamento eólico. Fazemo-lo porque cada compra significa o reforço e investimento em parques eólicos, criando mais abastecimento de energia renovável à rede ibérica. Acreditamos que, desta forma, estamos a contribuir ativamente para um futuro melhor, mais sustentável e com uma pegada ecológica cada vez menor, caminhando no sentido da tão ambicionada – e necessária – neutralidade carbónica. Com mais e melhor equipamento, como é o caso deste adquirido à GE Renewable Energy, dotamos o país de mais soluções de energia limpa”, afirma Pedro Norton, CEO da Finerge.
O sobreequipamento que a Finerge está a fazer em alguns dos seus parques eólicos está incluído no plano estratégico que a empresa aprovou em 2019, no qual definiu o regresso ao desenvolvimento do licenciamento e construção de raiz de unidades de produção de energia elétrica de fonte renovável, o que já não acontecia há dez anos.
Recentemente, a Finerge chegou também a acordo com a Vestas para o fornecimento de seis novos aerogeradores, destinados aos projetos de sobreequipamento de um parque eólico da Finerge, com uma capacidade adicional de 25 MW.
Este contrato inclui o fornecimento e instalação destas turbinas eólicas, V150-4,2 MW. A Vestas também prestará serviços ao parque eólico em questão, no norte de Portugal, durante os próximos 20 anos. A entrega destes aerogeradores está prevista para o segundo trimestre de 2022, com o início do seu funcionamento previsto para o último trimestre desse ano.
Já em janeiro a Finerge tinha anunciado a compra de aerogeradores à Vestas, para sobreequipar os primeiros quatro parques de um conjunto de projetos de sobreequipamento eólico de mais de 70 MW, já licenciados, de que a Finerge está a iniciar a construção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Finerge compra novas turbinas eólicas à GE e à Vestas para instalar em Portugal
{{ noCommentsLabel }}