Polónia oferece asilo a atleta bielorrussa
A atleta bielorrussa, Krystina Timanovskaya, está na embaixada polaca no Japão, depois de se ter recusado a sair do país asiático mais cedo e regressar à Bielorrússia, onde teme ser detida.
Depois de ter pedido asilo político na Polónia, a atleta bielorrussa Krystina Timanovskaya encontra-se na embaixada polaca no Japão. A Polónia ofereceu-lhe asilo e promete fazer tudo o que puder para que a atleta continue a sua carreira desportiva, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Marcin Przydacz, citado pela BBC (acesso livre, em inglês).
Segundo o The Guardian, para além da Polónia, a República Checa também lhe tinha oferecido asilo político. Timanovskaya ponderou outros países, como a Alemanha ou a Áustria, até se decidir pela Polónia. Neste momento, a atleta está protegida, mas foi aconselhada a não dar muitos detalhes à comunicação social, disse à BBC. O seu marido encontra-se em Kiev, capital da Ucrânia, mas deve viajar para junto da Timanovskaya.
Clement Beaune, ministro francês dos Assuntos Europeus, disse que seria uma honra para a Europa acolher a atleta Krystina Timanovskaya, de acordo com a Reuters. Nabila Massrali, porta-voz do chefe de política externa da UE, Josep Borrell, elogiou a atitude da Polónia. “Expressamos a nossa solidariedade a Krystina Timanovskaya e agradecemos aos estados-membros que lhe ofereceram ajuda. Acolhemos a decisão da Polónia de lhe ter dado um visto humanitário”, disse num comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polónia oferece asilo a atleta bielorrussa
{{ noCommentsLabel }}