Biden prepara plano de contingência para saída dos EUA do Afeganistão
Presidente norte-americano admite que conclusão da missão no Afeganistão depende da coordenação com os talibãs. Prepara planos de contingência.
O Presidente norte-americano está a contar terminar a missão dos EUA e retirar as tropas do Afeganistão na data prevista, a 31 de agosto. No entanto, Joe Biden pediu para se avançar com a preparação de planos de contingência para ajustar o calendário de saída do país, caso tal “seja necessário”.
A missão norte-americana em Cabul vai terminar, sendo que estão cumpridos os objetivos propostos, adiantou o Presidente norte-americano, numa reunião com os líderes do G7, de acordo com o comunicado da Casa Branca. Biden confirmou que os EUA estão atualmente em ritmo para terminar a 31 de agosto, sublinhando que “a cada dia de operações no terreno, adicionamos risco para as tropas”.
Ainda assim, o líder norte-americano admite que a conclusão da missão até 31 de agosto “depende da coordenação contínua com os talibã, incluindo o acesso contínuo ao aeroporto para evacuações”.
Neste contexto, o “Presidente solicitou ao Pentágono e ao Departamento de Estado planos de contingência para ajustar o cronograma, caso seja necessário”.
Nesta cimeira virtual dos líderes do G7, Boris Johnson disse que o grupo de países vai exigir “passagem segura” aos talibãs para os afegãos que querem deixar o Afeganistão depois de 31 de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden prepara plano de contingência para saída dos EUA do Afeganistão
{{ noCommentsLabel }}