Por terra ou mar, transporte de mercadorias já supera níveis pré-pandemia

Transporte de mercadorias por via rodoviária, marítima e ferroviária recuperou no segundo trimestre, superando mesmo os níveis pré-pandemia.

Com a pandemia a desacelerar, o mundo regressa gradualmente à normalidade. Prova disso é o transporte de mercadorias que, seja por terra ou por mar, já supera os níveis pré-pandemia, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Já no transporte de passageiros, o cenário não é assim tão positivo, ao observarem-se reduções entre os 34% e os 76% face a 2019.

“O transporte de mercadorias aumentou em todos os modos de transporte face ao mesmo período de 2020, com níveis superiores aos registados no período homólogo de 2019, exceto no transporte aéreo“, refere o INE. Por via aérea, o transporte de mercadorias subiu 108% face ao ano passado, o que representa uma melhoria face ao primeiro trimestre (-21,7%), mas caiu 11,2% face há dois anos.

Por sua vez, na ferrovia, que apresentou a melhor evolução, registaram-se aumentos de 24% face a 2020 e de 6,4% face a 2019. Por via marítima houve um acréscimo de 29,7% face a 2020 e um ligeiro aumento de 0,4% face a 2019. O transporte por rodovia cresceu 39,3% face a 2020 e 3,1% face a 2019.

Mercadorias movimentadas e embarcações de mercadorias entradas nos portos nacionais. | 2.º trimestre de 2021INE

No que toca ao transporte marítimo, entre abril, maio e junho, entraram nos portos nacionais 3.041 embarcações de comércio, ou seja, 11,6% a mais do que em 2020. O movimento de mercadorias nos portos (21,7 milhões de toneladas) aumentou 29,7% no segundo trimestre do ano. Sines destacou-se com um movimento de 11,1 milhões de toneladas, à frente de Leixões, Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz.

Transporte de passageiros ainda longe dos níveis pré-pandemia

No transporte de passageiros, a tendência não é assim tão positiva No segundo trimestre do ano, o transporte de passageiros por via fluvial registou um aumento de 97,1% comparativamente ao ano passado, atingindo três milhões de passageiros. Ainda assim, continua abaixo de 2019 (-45,5%), refere o INE. O transporte de passageiros no rio Tejo aumentou 100,9%, movimentando 2,6 milhões de passageiros.

No que toca ao transporte ferroviário, foram transportados 28,2 milhões de passageiros por comboio. “Recorde-se que, devido à crise pandémica COVID-19, no período homólogo de 2020 o tráfego ferroviário foi muito reduzido”, salienta o INE, referindo que, comparando com 2019, observou-se um decréscimo global de 34,6%. O tráfego internacional foi o mais afetado, com uma redução de 95,9% face a 2019.

No transporte metropolitano, foram transportados cerca de 32 milhões de passageiros, o equivalente a menos de metade face ao período homólogo de 2019 (-53,3%). O metropolitano de Lisboa transportou 19,3 milhões de passageiros (+58,5% face ao período pré-pandemia), enquanto o Metro do Porto movimentou 9,6 milhões de passageiros (-46,8% face a 2019) e o Metro Sul do Tejo transportou 3,2 milhões de passageiros (-21,6%).

Por fim, no transporte aéreo, aterraram nos aeroportos nacionais 27 mil aeronaves em voos comerciais e registou-se o movimento de cerca de quatro milhões de passageiros (-76% face a 2019). “Recorde-se que no período homólogo de 2020, devido à crise pandémica COVID-19, o tráfego nos aeroportos nacionais foi muito reduzido”, salienta o INE.

(Notícia atualizada às 12h16 com mais informação)

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