Mestrados e MBA. Saiba onde estão os melhores de Portugal e do mundo

Nova, Católica, Universidade do Porto e ISCTE posicionam Portugal nos rankings mundiais dos mestrados e programas de MBA de excelência, segundo o ranking da consultora Quacquarelli Symonds.

Portugal já é repetente nestes rankings que avaliam a performance dos MBA e também dos mestrados na área de gestão, a nível mundial. Há quatro instituições de ensino que fazem o país brilhar, segundo a Quacquarelli Symonds (QS), a consultora responsável pelas listas publicadas esta quinta-feira através do site Top Universities.

As escolas de negócios da Universidade Nova de Lisboa, da Católica Lisbon, da Universidade do Porto e do ISCTE surgem na mesma lista integrada por referências mundiais como são a Harvard School, o MIT ou a Oxford School. Conheça o ranking completo dos programas de MBA aqui e a listagem dos mestrados através deste link.

Há duas portuguesas entre os melhores programas de MBA do mundo

O the Lisbon MBA está em destaque no “Global MBA Rankings 2022”, elaborado pela Quacquarelli Symonds, que avalia a performance dos MBA a nível global. É a escola com os melhores programas de MBA em Portugal, segundo a consultora britânica. Está entre o top 120 dos melhores do mundo, ocupando a posição 111.ª – 120.ª, que partilha com outras instituições de ensino, e faz parte do top 40 europeu, no 35.º lugar do ranking.

Os programas de MBA registaram um crescimento na maioria dos indicadores analisados pela QS, entre os quais a sua empregabilidade, reputação, diversidade de género e retorno de investimento. Foi, contudo, na métrica dedicada à diversidade que a the Lisbon MBA mais se destacou, com um score de 60.9.

Cláudia Lucas, marketing & admissions director do the Lisbon MBA Católica | Nova.

Recentemente, à Pessoas, Cláudia Lucas, marketing & admissions director do the Lisbon MBA Católica | Nova, explicou que a diversidade desempenha um papel muito importante na escola, e que influencia todo o processo de recrutamento. Privilegiam-se estudantes que estejam “ansiosos para impulsionar e inspirar mudanças com propósito”, mas também que, juntamente com os colegas já selecionados, criem uma “experiência única de aprendizagem”. Ou seja, olha-se para cada peça do puzzle em separado, mas sem esquecer que é preciso ver se o puzzle completo resulta.

“Através da diversidade, conseguimos compreender melhor as experiências e perspetivas dos outros, desafiar os nossos próprios pressupostos, e desenvolver novas formas para responder aos desafios de um mercado em disrupção e constante evolução. Consideramos que a inovação, tão necessária nos tempos que vivemos, só pode ser maximizada com a valorização da diversidade e inclusão”, refere.

Além do the Lisbon MBA, a Porto Business School (PBS) também faz parte do ranking, contribuindo para a excelência do ensino português no que toca a formação executiva. No top 250 mundial (201.º – 250.º) e no top 70 europeu (61.º – 70.º), a Escola de Negócios da Universidade do Porto obteve uma pontuação de 50.5 no indicador que avalia o retorno de investimento.

“A Escola continua a acompanhar a mudança e a adaptar a sua formação às exigências de que o mercado hoje precisa. Estarmos novamente em destaque –- e pelo quarto ano seguido — nos rankings da QS mostra-nos que estamos no caminho certo. Queremos continuar a formar os líderes do futuro”, diz Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School.

A Porto Business School é a Escola de Negócio da Universidade do Porto.

No primeiro lugar do pódio deste ranking está a Stanford Graduate School of Business, nos Estados Unidos da América (EUA), com uma pontuação global de 94.2. Já o segundo lugar é partilhado pela Harvard Business School, em Boston (EUA), e pela Penn Philadelphia (EUA), ambas pontuadas com 92.2. A contrariar a tendência norte-americana no pódio está a HEC Paris, em França, que obteve 91.8 de score.

ISCTE marca presença nos cinco rankings dos melhores business masters do mundo. Nova lidera em finanças e gestão

Ao nível dos mestrados em gestão, a QS divide os rankings da edição de 2022 em cinco grupos (management, finance, business analytics, marketing e supply chain management). Há portuguesas presentes em todos eles e uma que consta mesmo de todos, a ISCTE Business School.

“A presença dos mestrados da ISCTE Business School em todos os rankings que distinguem os melhores mestrados do mundo na área de gestão representa a qualidade da oferta formativa, o impacto da investigação produzida e da boa preparação dos nossos estudantes para o mercado de trabalho”, afirma Henrique Monteiro, associatedean for accreditations and rankings da ISCTE Business School. “Estes são rankings restritos e conseguimos fazer o pleno nas cinco listas hoje divulgadas”, acrescenta.

O mestrado da escola na área de supply chain management ocupa o 51.º lugar do ranking liderado pelo Center for Transportation and Logistics (MIT CTL), em Cambridge, nos Estados Unidos. O ISCTE é a única presença portuguesa nesta lista.

Os rankings nacionais dedicados os mestrados em finanças e em gestão são liderados pela Nova School of Business, que obtém, respetivamente, o 44.º o 42.º lugares. Seguem-se a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Porto Business School e a ISCTE Business School, que ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares entre as portuguesas, em ambos os rankings.

A escola de negócios com o mestrado em gestão do mundo é, contudo, HEC Paris, seguindo-se a London Business School, no Reino Unido, e a ESSEC Business School, em Paris e Singapura. Já o top 3 dos mestrados em finanças é ocupado pela Oxford School, HEC Paris e London Business School.

Na área de business analytics, o destaque vai para o MIT. O UCLA, em Los Angeles (EUA), e a Ecole Polytechnique/ HEC, em Paris completam o pódio. A Porto Business School (91.º – 100.º) e a Iscte Business School (101.º) são os nomes portugueses que figuram nesta lista.

A ISCTE Business School figura nos cinco rankings dos melhores business masters do mundoISCTE Executive Education

Finalmente, no ranking que avalia os melhores mestrado do mundo em marketing, a escola de negócios da Universidade do Porto, da Católica e do Iscte são as portuguesas em destaque, (71.º – 80.º, 81.º – 90.º e 91.º – 100.º, respetivamente), numa listagem pela HEC Paris, uma forte referência mundial nas avaliações da QS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mestrados e MBA. Saiba onde estão os melhores de Portugal e do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião