Associação EPIS vai atribuir recorde de 147 bolsas sociais a estudantes

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Setembro 2021

Com um investimento recorde de 290 mil euros, a 11.ª edição do programa Bolsas Sociais EPIS vai atribuir 147 bolsas a estudantes: 93 para o ensino secundário e 54 para o ensino superior.

A 11.ª edição do programa de Bolsas Sociais da Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) atingiu um investimento global recorde de 290 mil euros, angariados através de 39 investidores sociais. Este montante vai permitir atribuir 147 bolsas a estudantes, mais 75% do que na edição anterior. As candidaturas terminam no dia 20 de setembro.

Este investimento representa um aumento de 96% face a 2020, ano em que o total das bolsas sociais EPIS foi de 147.700 euros. “As empresas estão mais recetivas e reconhecem na EPIS uma plataforma credível para fazer chegar o seu apoio a quem mais precisa e merece, já que temos critérios bem definidos para a atribuição das bolsas sociais”, sublinha Leonor Beleza, presidente da EPIS, em comunicado.

Banco Montepio, a Caixa Geral de Depósitos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Super Bock Group estão os investidores mais recentes a integrar o programa.

As bolsas sociais da EPIS visam premiar o mérito académico, sendo que, das 147 bolsas a atribuir este ano, 93 destinam-se ao ensino secundário, 48 ao ensino superior e seis a mestrado. O impacto da pandemia de Covid-19 na vida pessoal e escolar dos alunos mantém-se como critério de avaliação. No total, esta edição está organizada em seis áreas e 13 categorias de atribuição.

O apoio de 39 investidores sociais vai possibilitar, face às edições anteriores, “apoiar mais alunos carenciados à entrada do ensino secundário e universitário” e “continuar a premiar as boas práticas organizativas da promoção da inclusão social e digital, sustentabilidade, cidadania ativa e de inserção profissional de jovens com necessidades especiais“, lê-se no comunicado da EPIS.

O programa das Bolsas Sociais EPIS foi criado em 2011 e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens em risco de insucesso ou de abandono. Nas últimas 10 edições, a associação recebeu 1.717 candidaturas, que resultaram na atribuição de 425 bolsas e em 26 projetos premiados. O investimento global já ultrapassou os 632 mil euros, com o apoio de 115 investidores sociais, através de 61 parcerias com empresas parceiras e 44 pequenos doadores. Foram já premiados 388 alunos (339 alunos do ensino secundário e 49 alunos do ensino superior) e distinguidas 86 escolas e organizações pelas suas boas práticas de inclusão social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação EPIS vai atribuir recorde de 147 bolsas sociais a estudantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião