Há 239 ex-políticos e ex-juízes a receber subvenções vitalícias pagas pelo Estado
De 310 ex-políticos e ex-juízes que beneficiam de subvenções vitalícias, 239 recebem através do Estado. O valor das subvenções pagas varia entre 883 e 13.607 euros por mês.
Em 310 ex-políticos e ex-juízes com direito a uma subvenção vitalícia, 239 representam um custo para o Estado. Os dados foram revelados este mês pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), revela esta quarta-feira o Público (acesso condicionado).
A lista publicada este mês pela CGA mostra que o total de subvenções atribuídas tem vindo a diminuir, sendo que, em 2021, há menos quatro pessoas a beneficiar deste regime face a 2020; no entanto, há mais oito pessoas no universo das subvenções que são pagas. Antigos primeiros-ministros, ex-deputados ou autarcas e ex-juízes do Tribunal Constitucional recebem entre 883 e 13.6007 euros por mês.
O regime de subvenções vitalícias foi criado em 1985 e terminou em 2009, ano a partir do qual deixaram de ser atribuídas novas subvenções, mas o Estado continua a manter este direito para quem o adquiriu até àquele ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 239 ex-políticos e ex-juízes a receber subvenções vitalícias pagas pelo Estado
{{ noCommentsLabel }}