OPEP+ mantém aumento modesto da produção de petróleo
Os preços do petróleo WTI (de referência nos EUA) e do Brent do mar do Norte (de referência na Europa) subiram temporariamente mais de 3%, atingindo 78,38 dólares e 82 dólares, respetivamente.
Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados decidiram esta segunda-feira continuar a sua estratégia de aumentar modestamente a produção, ignorando os apelos para um aumento mais significativo.
“Tendo em conta os atuais fundamentos do mercado petrolífero (…), a OPEP+ confirmou o ajustamento da produção global mensal com um aumento de 400.000 barris por dia para o mês de novembro“, anunciou o cartel em comunicado, após uma reunião realizada por videoconferência.
Os 23 membros da aliança não parecem ter pressa em retomar os níveis de produção registados antes da pandemia, o que tem levado a um aumento dos preços, numa altura em que as economias ainda estão fragilizadas pela crise causada pela Covid-19.
Os mercados, que esperavam uma aceleração do ritmo, reagiram a esta decisão com uma forte subida. Os preços do petróleo WTI (de referência nos Estados Unidos) e do Brent do mar do Norte (de referência na Europa) subiram temporariamente mais de 3%, atingindo 78,38 dólares e 82 dólares, respetivamente.
Estes níveis são os mais altos registados desde novembro de 2014 e novembro de 2018, respetivamente.
Os membros da aliança OPEP+ têm uma nova reunião sobre a produção no dia 4 de novembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OPEP+ mantém aumento modesto da produção de petróleo
{{ noCommentsLabel }}