Aumento do salário mínimo devia ser “substancialmente inferior”, diz porta-voz do PSD

  • ECO
  • 10 Outubro 2021

Joaquim Miranda Sarmento considera que uma subida de 10% no salário mínimo para 705 euros prejudica a produtividade do país.

O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD considera que o salário mínimo deveria aumentar menos do que aquilo que está previsto (705 euros) no próximo ano. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Joaquim Miranda Sarmento diz que, embora o PSD não seja contra uma subida do salário mínimo, o aumento deveria ser “substancialmente inferior”, tendo em conta vários elementos.

“A produtividade da economia portuguesa tem vindo a cair nos últimos seis ou sete anos. Portanto, estamos a aumentar o salário mínimo muito acima do que é o crescimento da produtividade e isso é prejudicial“, referiu o porta-voz social-democrata, defendendo que em causa estará um aumento de quase 50 euros, ou seja, 10%, e que “teria de ser um aumento substancialmente inferior”.

“Mais importante” do que subir o salário mínimo a médio prazo, defendeu o economista, é discutir “porque é que a mediana e o salário médio não sobem”. “E enquanto esses dois não subirem, as subidas do salário mínimo serão sempre feitas à custa da produtividade da economia portuguesa“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento do salário mínimo devia ser “substancialmente inferior”, diz porta-voz do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião