Salário mínimo pode subir para perto de 705 euros

  • ECO
  • 30 Setembro 2021

A UGT quer um aumento do SMN de 50 euros, a CGTP de 185 euros e os patrões defendem indexar a evolução a indicadores específicos. Governo pondera subir retribuição mínima em 40 euros para 705 euros.

O valor ainda não está fechado, mas no próximo ano o salário mínimo poderá subir para perto de 705 euros, de acordo com várias fontes ouvidas pelo Jornal de Negócios (acesso pago). A confirmar-se, estará em causa um aumento nominal de 6%, o mais expressivo desde 1993, segundo os registos oficiais da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Os 705 euros ficam quase a meio caminho entre o atual salário mínimo deste ano (665 euros) e o que o Governo fixou como meta para 2023 (750 euros) e representam uma aceleração da trajetória da retribuição mínima garantida para compensar o abrandamento causado pela crise pandémica (em 2021, o aumento nominal foi de 4,7%).

O valor da subida do salário mínimo nacional é geralmente apresentado aos parceiros sociais entre novembro e dezembro, a par de uma fase mais avançada de negociação do Orçamento do Estado. Da parte dos sindicatos, a UGT defende um aumento de 50 euros e a CGTP quer que o SMN chegue aos 850 euros já em 2020. Já os patrões entendem que a evolução da retribuição mínima deveria ser indexada a indicadores de crescimento, inflação e produtividade. O Jornal de Negócios escreve, além disso, que não é certo quantos trabalhadores estão hoje a receber o salário mínimo e serão, assim, abrangidos pela atualização que o Governo já disse que tenciona fazer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo pode subir para perto de 705 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião