Zurich lança o seu 3º Innovation Championship na Web Summit
A companhia vai selecionar start-ups com as ideias inovadoras que melhor ajudem a indústria de seguros a lidar com os desafios da simplicidade, sustentabilidade, prevenção e mitigação.
O grupo segurador suíço marca presença na Web Summit 2021 para lançar a 3ª edição do Zurich Innovation Championship (ZIC 2021-2022). A iniciativa anual da Zurich abre às start-ups com modelos de negócio viáveis a possibilidade de colaborarem com a seguradora.
“Procuramos startups com vontade de explorar, antecipar e desenhar o futuro do setor segurador connosco. Procuramos as soluções que mais e melhor contribuam para a eficiência e para o desenvolvimento sustentável. Queremos colaborar com startups para, em conjunto, criarmos um futuro brilhante para colaboradores, parceiros, clientes e, claro, para a sociedade e o planeta”, refere António Bico, CEO da Zurich em Portugal.
A ZIC 2021-2022, que a companhia apresenta como a largest call to action para start-ups focadas nos seguros, introduz uma novidade relativamente às edições anteriores: uma fase de aceleração que irá decorrer de abril a junho do próximo ano, seguida de um período de mais 3 meses (até setembro) para permitir a implementação efetiva das soluções. Nessa fase de aceleração, “cada uma das 12 startups terá um financiamento de até 100.000 dólares e trabalhará com especialistas da Zurich num plano operacional, com vista a aumentar a proposta de negócio conjunta,” indica um comunicado.
O prazo de candidaturas para o 3º campeonato de inovação da Zurich começou a contar esta 3ª feira (2 de novembro) e termina a 23 de dezembro. Após uma fase de pré-seleção (janeiro de 2022) e seleção (fevereiro de 2022), as 12 mais promissoras entrarão em estágio mais intensivo, que corresponde aos três meses da fase de aceleração. Em outubro de 2022 haverá uma apresentação pública das 12 soluções finalistas.
Assim, o programa de inovação promovido pela seguradora convoca as start-ups do mundo com melhores ideias para os desafios do negócio, relacionados com simplicidade, sustentabilidade, prevenção e mitigação. A Zurich Portugal detalha o que espera dos empreendedores:
–Simplicidade: as startups devem propor soluções simples que melhorem a cadeia de valor nos seguros, desde a avaliação do risco até os elementos da distribuição do seguro.
– Sustentabilidade: propostas com soluções sustentáveis para clientes, comunidades, corretores e colaboradores, bem como soluções para ajudar a construir confiança na sociedade atual.
– Prevenção e mitigação: soluções que melhorem a experiência do cliente e ajudem a entender, prevenir e gerir melhor os riscos.
Este campeonato de Inovação da Zurich prevê ainda que os participantes optem por escolher uma wildcard em que o tema a explorar é (Re)Imaginar os seguros.
“O nosso objetivo é colaborar com startups já estabelecidas, que contem com tecnologias comercialmente viáveis e modelos de negócios inovadores com um foco claro na resolução de problemas globais relacionados com a saúde, mobilidade, viagens, risco cibernético, planos de pensão ou alterações climáticas. Em conjunto com as startups teremos oportunidade para trabalhar local, regional ou globalmente”, acrescenta Carlos Fonseca, COO da Zurich em Portugal.
Em cada uma das edições anteriores, o ZIC atraiu perto 1 400 startups selecionando 25 projetos vencedores de diferentes países selecionados nas fases regionais de todas as partes do mundo.
Na fase nacional da 2ª edição, a Zurich Portugal selecionou cinco startups: Aplanet, Knok, loqr, YDATA e THEIA. A Aplanet representou Portugal na fase regional da EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Na 1ª edição do concurso, entre mais de 450 candidaturas de mais de 49 países, a seguradora recebeu oito em Portugal. A Habit Analytics foi vencedora nacional, destacando-se depois como a melhor da fase regional EMEA, integrando mais tarde, no final do campeonato, o lote das oito melhores insurtech do mundo.
Sobre a importância do concurso para a seguradora global, Stuart Domingos, Head of Group Innovation na Zurich, recorreu a uma imagem utilizada por Jeff To, CEO da Claimflo (start-up vencedora da edição de 2020), o ZIC “combina a força de um elefante com a velocidade de uma cheeta” (o mais veloz dos felinos). Citado no The Digital Insurer, parceiro do programa de inovação da companhia suíça, Domingos explicou que a Zurich “tem uma grande base de clientes, mas sabe que as start-ups têm a agilidade, espírito empreendedor, e muitas ideias para os seguros”. Como 60% de todos os novos produtos que chegam ao mercado são destes empreendedores, “é importante tê-las como parceiras,” rematou.
Atualmente, com 12 projetos de inovação em desenvolvimento, a companhia suíça considera que o Zurich Innovation Championship é um “modelo comprovado” de parceria com startups do setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zurich lança o seu 3º Innovation Championship na Web Summit
{{ noCommentsLabel }}