Onde localizar o escritório? Estas são as recomendações da CBRE
Com muitas empresas a optarem por modelos híbridos, a escolha da localização dos escritórios obedece a novos fatores. A CBRE faz algumas recomendações para uma melhor decisão.
Com várias organizações a anunciarem a possibilidade de os seus colaboradores continuarem em teletrabalho, maioritariamente através de modelos de trabalho híbrido, a escolha da localização dos escritórios das empresas é uma decisão que tem agora novos fatores que devem ser ponderados. A CBRE deixa algumas recomendações no estudo “Future Working Location Trends”.
“A disrupção causada pela pandemia mudou as expectativas das empresas e dos colaboradores relativamente aos modelos de trabalho, influenciando a tomada de decisão das empresas relativamente à localização dos seus escritórios”, começa por dizer André Almada, offices advisory & transaction services senior director da CBRE Portugal, citado em comunicado.
“Este tipo de decisões precisam agora de estar totalmente interligadas com a proposta de valor que as empresas querem oferecer aos seus colaboradores, bem como com as competências e os perfis das funções que estes desempenham“, continua.
Para ajudar as companhias a tomarem a melhor decisão, a consultora de prestação de serviços para o setor imobiliário divulga agora o relatório “Future Working Location Trends”, que traça sete recomendações tendo em conta o novo contexto de tomada de decisão.
Uma a uma, conheça as sete recomendações da CBRE:
1. Reconhecer as diferenças entre colaboradores, incluindo reações diversas à pandemia e expectativas relativamente ao futuro
“As estratégias de localização das empresas implicam decisões complexas e envolvem diversos fatores quantitativos e subjetivos — nenhuma localização pontua o máximo em todos os critérios de seleção. Quase sempre a decisão final envolve um conjunto complexo de escolhas, mas acima de tudo, deve ser consistente com os objetivos definidos pela empresa”, escreve a CBRE no relatório.
2. Foco em unidades de negócio e funções
“As empresas têm de considerar as funções desempenhadas pelos colaboradores, como estas se distribuem entre os seus diversos escritórios e como interagem umas com as outras, com clientes e outros stakeholders”, sugere a consultora mundial.
3. Reconhecer como a marca e a cultura poderão ter mudado durante a pandemia, tanto para os atuais como futuros colaboradores
Outra das recomendações da CBRE é olhar para a marca e a cultura empresarial para analisar como é que estas mudaram com a pandemia da Covid-19, para os atuais e futuros colaboradores. “Enquanto é provável que os atuais colaboradores já esperassem determinadas respostas por parte da liderança da empresa, é importante considerar as implicações de tais medidas na atração de talento.”
4. Considerar alterações nos padrões de deslocação casa-escritório
Uma redução das visitas ao escritório — devido à possibilidade de teletrabalho e trabalho remoto — poderá significar que alguns colaboradores vivem agora mais longe. “Este é um resultado do aumento do preço das casas e de outras métricas de seleção da localização da habitação. Este fenómeno é mais provável em colaboradores que se encontram numa fase da vida onde mais tempo e espaço em casa é importante”, destaca a CBRE.
5. Manter o objetivo da proximidade física quando se contrata remotamente
“Uma das principais vantagens da contratação remota é captar colaboradores que antes não seriam acessíveis, em localizações onde o estabelecimento de um novo escritório seria inviável ou onde a atração de talento era mais desafiante. Algumas empresas que estão a contratar remotamente procuram selecionar candidatos numa determinada área, de forma que estes mantenham uma interligação.”
6. Definir novas medidas de produtividade
Para a consultora imobiliária vai também ser necessário começar a medir a produtividade no escritório. “As medidas tradicionais estão muito focadas no custo ou em medidas de satisfação ou desmotivação dos colaboradores. Nenhuma é verdadeiramente eficaz. As empresas terão de desenvolver processos nas diversas funções e definir novas medidas de avaliação da produtividade, nomeadamente para comparar o trabalho realizado em casa com o que é feito no escritório“, aconselha no relatório “Future Working Location Trends”.
7. Olhar antes de agir
Antes da pandemia, já muitas empresas tinham investido na criação de espaços mais atrativos e funcionais. No entanto, agora, mais do que nunca, “é imprescindível olhar antes de agir para evitar decisões precipitadas”.
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