Vendas dos vinhos do Porto e Douro atingem recorde de 600 milhões de euros em 2021
A maior procura externa pelos vinhos da região ao Douro, incluindo o vinho do Porto, levou a um ano recorde em 2021. Já o mercado nacional continua aquém dos valores pré-pandemia.
As vendas de vinhos da Região Demarcada do Douro terão atingido um novo recorde de 600 milhões de euros em 2021, segundo o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Gilberto Igrejas, o qual classifica este ano de “manifestamente muito positivo” e de um “marco histórico” para estes vinhos, graças principalmente às exportações.
Para o responsável, este desempenho atesta “a resiliência das gentes do Douro e dos agentes económicos nos mercados internacionais”, diz, citado pelo Diário de Notícias esta segunda-feira. A maioria das vendas correspondem ao vinho do Porto com vendas de cerca de 390 milhões de euros, mais 15% do que em 2020 e mais 3% face a 2019. A este número soma-se 190 milhões dos vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) Douro, com uma subida de 9% face a 2019.
O recorde é alcançado graças ao mercado internacional: as exportações deram um salto de 9% para os 403 milhões de euros, em comparação com 2019, representando mais de dois terços das vendas totais destes vinhos. Já o mercado nacional mantém-se aquém dos valores pré-pandemia, situando-se em cerca de 52 milhões de euros, a uma distância de 19% dos números de 2019, principalmente devido à queda do turismo em território nacional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas dos vinhos do Porto e Douro atingem recorde de 600 milhões de euros em 2021
{{ noCommentsLabel }}