Ajuda alimentar chega na forma de cartão para 30 mil pessoas
Os cartões serão carregados uma vez por mês, mas o valor ainda está por definir. Este sistema vai coexistir com a atual ajuda em géneros alimentares.
Uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República prevê que a ajuda alimentar passará a chegar a quem mais precisa sob a forma de cartão, em formato eletrónico, até ao último trimestre deste ano. Haverá um projeto-piloto de um ano que abrangerá 30 mil pessoas para testar este tipo de apoio, de acordo com o Público desta quinta-feira.
Para que se concretize esse objetivo, ainda será publicada outra portaria que “irá criar e regular o Programa dos Cartões Sociais em Portugal Continental”. Esta é a concretização do regulamento europeu que, no contexto das restrições da pandemia, foi criado pela Comissão Europeia, em coordenação com os Estados-membros, para se atribuir apoio alimentar via vouchers ou cartões eletrónicos.
Além disso, dentro de dias deverá ser lançado “o procedimento para a Aquisição de Serviços de Emissão, Gestão, Carregamento e Reporte Financeiro dos Cartões Eletrónicos Sociais, que contempla a criação do sistema de informação de suporte”, por parte do Instituto da Segurança Social. Atualmente, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas em Portugal abrange 120 mil pessoas, as quais recebem um cabaz básico de carne, peixe e legumes congelados, que correspondem a 50% das necessidades nutricionais diárias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ajuda alimentar chega na forma de cartão para 30 mil pessoas
{{ noCommentsLabel }}