Abanca cresce 13% no negócio segurador em 2021
A venda de seguros, em que o banco passou a disponibilizar soluções próprias, beneficiou do lançamento de novos produtos e acelerou no ramo automóvel e soluções vida-risco.
A comercialização de seguros, e de outros produtos fora do balanço, foram determinantes para o crescimento da receita gerada pelo ABANCA em serviços, indica o comunicado de resultados anuais do banco que, em Portugal, vende seguros através da Abanca Mediación.
Os prémios de seguros gerais (ramos em que o banco já dispõe de produtos próprios) e vida-risco cresceram 12,8%, “com um comportamento muito homogéneo nos diferentes segmentos: o seguro automóvel cresceu 18,0%, as proteções de pagamentos aumentaram 16%, vida-risco 13% e empresas 12%”. Desde outubro de 2020, o banco também desenvolve operação (de não-Vida) através de empresa estabelecida em conjunto e detida em partes iguais com o Crédit Agricole Assurances (ABANCA Generales de Seguros y Reaseguros).
Apresentando lucros de 323,3 milhões e volume de negócios anual que ultrapassou 108 mil milhões de euros, o qual progrediu perto de 19% face a 2020, a instituição galega explica que o dinamismo comercial no negócio segurador também beneficiou do lançamento de novos produtos, em particular seguros gerais de marca própria “muito bem recebidos”, o que se refletiu em “crescimento significativo das vendas”, com mais de 33.800 apólices desde o lançamento, em março de 2021, detalha comunicado do Abanca.
A instituição espanhola fechou exercício a gerir um total aproximado de 62,7 mil milhões de euros em recursos de clientes, montante que cresceu 19,7% em termos anuais (+11% sem Bankoa e sem NB España, negócios integrados durante o ano). O banco gere 12.906 milhões de euros em recursos fora do balanço, parcela que teve incremento anual de 31,2%.
A atividade de mediação de seguros no mercado português é realizada através de Abanca Mediación, operador de banca-seguros vinculado (registado em Espanha) e autorizado pela Supervisão portuguesa (ASF) desde outubro de 2008 para distribuir seguros (ramos Vida e não-Vida) através da rede de agências da sucursal bancária em Portugal.
Ainda, segundo informação atualizada em 2020, a prestação de serviços de mediação em Portugal abrange produtos de diversas seguradoras, entre as quais estavam MetLife, Generali, Axa, Victoria, Lusitânia e Zurich.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abanca cresce 13% no negócio segurador em 2021
{{ noCommentsLabel }}