Bolsa de Lisboa sobe com alta do BCP e mais 12 cotadas

Sessão de terça-feira arranca com ganhos ligeiros em Lisboa e nas principais praças europeias. BCP avança mais de 1% e lidera ganhos na praça nacional, onde mais 12 cotadas estão em alta.

As bolsas europeias arrancam a sessão desta terça-feira em terreno positivo, embora com ganhos ligeiros. O mesmo acontece na praça lisboeta, onde o BCP avança mais de 1% e mais 12 cotadas estão também em alta.

O PSI-20, o principal índice português, avança 0,30% para 5.622,07 pontos, com as ações do banco liderado por Miguel Maya a valorizarem 1,24% para 0,1883 euros. É o melhor desempenho em Lisboa nos primeiros minutos de negociação, “no dia em que a sua unidade polaca Bank Millennium acompanhará de perto as comunicações de política monetária do Banco Central da Polónia, sendo esperada nova subida da taxa de juro diretora, desta feita de 2,25% para 2,75%”, dizem os analistas da sala de mercados do BCP. O banco tem registado um arranque de ano positivo, beneficiando da subida dos juros na Polónia e da perspetiva de aumento das taxas também na Zona Euro.

BCP em alta

Outros pesos pesados estão também a impulsionar o índice português, como a Galp e a EDP Renováveis: a petrolífera ganha 0,25% para 10,07 euros e a empresa de energias limpas sobe 0,22% para 18,16 euros.

São 13 as ações nacionais com as cotações “no verde”. Do lado das perdas, a Pharol desliza 1,61%, mas são as ações da Jerónimo Martins e da EDP que mais travam o PSI-20, com quedas, ainda assim, pouco expressivas de 0,20% e 0,10%, respetivamente.

A Ibersol ainda não tinha registado variações, mantendo-se a cotar nos 4,94 euros com que fechou a sessão anterior e na qual experienciou uma intensa pressão vendedora, depois de no fim de semana ter anunciado que a Burger King rescindiu o contrato de desenvolvimento da marca em Portugal.

Tal como Lisboa, também as principais praças europeias registam ganhos ligeiros. O índice de referência do Velho Continente Stoxx 600 soma 0,10%, ao mesmo tempo que os ganhos nas praças de Frankfurt e Madrid se situam entre 0,10% e 0,30%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa sobe com alta do BCP e mais 12 cotadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião