Dia de recuperação nas bolsas europeias. PSI-20 subiu mais de 2%
As bolsas europeias corrigem após fortes perdas provocadas pela situação na Ucrânia. Bolsa de Lisboa fecha em terreno positivo, com BCP e EDP a subir 4%.
O dia foi de recuperação nas bolsas europeias, depois de quedas motivadas pela invasão russa da Ucrânia. A bolsa de Lisboa fechou a última sessão da semana em alta, subindo quase 3%, em linha com as congéneres do Velho Continente. Por cá, destaca-se o BCP, que foi um dos mais penalizados na quinta-feira, e a EDP.
O índice de referência nacional, o PSI-20, somou 2,75% para 5.495,21 pontos, recuperando das perdas verificadas na quinta-feira em reação à “operação militar especial” levada a cabo pela Rússia na Ucrânia.
Nas praças do Velho Continente, o cenário é de ganhos. Depois das forte quebras, o STOXX 600 subiu 3,26%, o alemão DAX ganhou 3,52% e o britânico FTSE 100 somou 3,90%, naquela que foi para os três índices a melhor sessão em mais de três meses. Já o francês CAC 40 avançou 3,54% e o espanhol IBEX valorizou 1,52%.
Já a bolsa de Moscovo recupera também mesmo depois de serem conhecidas sanções económicas por parte de forças como a União Europeia e os Estados Unidos, com o índice MOEX a somar 20%.
Por cá, apenas duas cotadas do índice de referência da bolsa de Lisboa fecharam a sessão em terreno negativo, com as restantes 17 a registar valorizações.
A liderar os ganhos ficou o BCP, que subiu 4,80% para os 0,1724, corrigindo após perdas de 8%. Já a família EDP prolongou os ganhos que tinha já registado na última sessão, com a casa-mãe a valorizar 4,30% para os 4,19 euros e a subsidiária EDP Renováveis a ganhar 0,81% para os 19,90 euros.
EDP prolonga ganhos
As retalhistas destacam-se também em terreno positivo. A Jerónimo Martins somou 4,03% para os 19,51 euros e a Sonae valorizou 3,88% para os 0,9500 euros. Nota ainda para a Altri, que subiu 4,27% para os 5,50 euros, e para o braço renovável Greenvolt, que avançou 2,70% para os 5,70 euros, depois de ter beneficiado da fuga para as renováveis na última sessão.
Já a Galp Energia somou 2,03% para os 9,74 euros. O petróleo negociado nos mercados internacionais chegou a valorizar mais de 2% e a ultrapassar os 100 dólares durante o dia, mas agora já voltou a inverter a tendência e segue a recuar, afastando-se de novo dessa marca.
Nas quedas, encontra-se apenas a Ibersol e a Corticeira Amorim, que registaram desvalorizações de cerca de 1%.
(Notícia atualizada às 17h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dia de recuperação nas bolsas europeias. PSI-20 subiu mais de 2%
{{ noCommentsLabel }}