New Balance procura espaços para novas lojas próprias em Madrid e Barcelona
A decisão acontece depois de a marca ter encerrado 22 lojas em Espanha e Portugal em janeiro e após a saída de Anna Scheidgen como CEO, para dar lugar à filha.
A estrutura de topo da New Balance em Espanha, representada por Alfico, sofreu uma importante mudança após Anna Scheidgen, fundadora da empresa e CEO da New Balance Ibéria, ter renunciado ao seu cargo para dar lugar à filha, Angela, que assume a direção da Alfico. Até agora, a filha mais velha de Scheidgen era diretora de operações, noticia a Servimedia.
A decisão da fundadora, com quatro dos seus cinco filhos em posições de responsabilidade em Alfico, foi a de que a sua filha mais velha pilotasse o novo modelo e a mudança na estratégia de retalho. Nos últimos tempos, as contas de Alfico têm sofrido com as decisões da empresa-mãe New Balance, sediada em Boston, como a de transferir toda a logística para os Países Baixos.
Uma das razões para o retrocesso de Anna Scheidgen seria o conflito legal que tem com o Experience Group, empresa que geria as lojas New Balance em Espanha, e que obrigou a Experience a fechar as 22 lojas que detinha em Espanha e Portugal. De facto, no próximo dia 18 de março, Anna Scheidgen, a sua filha Angela e Paul Guaron (vice-presidente da New Balance Global) estão convocados a testemunhar no âmbito da rescisão unilateral do contrato com o Experience Group.
Com a transferência de poder já concluída, os planos da New Balance, apenas dois meses após a sua saída abrupta de Espanha e Portugal, em que 22 lojas foram encerradas e mais de 250 trabalhadores foram despedidos, incluem a reabertura das suas lojas próprias na Península Ibérica.
A multinacional de roupa desportiva sediada em Boston já começou a fazer prospeções no mercado de espaços comerciais, com foco em Madrid e Barcelona. Até janeiro, a New Balance tinha três lojas na capital espanhola, em locais premium como Gran Vía, Fuencarral e Jorge Juan, que fecharam. Agora, a marca, que em Espanha é gerida por Alfico desde Redondela (Pontevedra) sob o nome New Balance Iberia, está à procura de localizações semelhantes, embora esteja a descobrir que nas principais áreas comerciais, onde a maioria das marcas e os seus próprios concorrentes estão localizados, quase não existem lojas que se adaptem às suas necessidades.
É o caso da Gran Via de Madrid, uma artéria que tem sido altamente revalorizada e procurada nos últimos anos, onde o preço por metro quadrado é superior a 200 euros. Os preços tanto em Madrid como em Barcelona sofreram uma recuperação em alta após terem batido no fundo durante a pandemia, quando caíram até 20%, recuperando, de acordo com especialistas imobiliários, 15%, embora sem atingirem ainda os preços pré-pandémicos.
Ao mesmo tempo que examina possíveis locais, a New Balance também começou a disponibilizar diferentes empregos através do seu LinkedIn, tanto em Madrid como em Barcelona: ‘Gestor de Vendas de Moda’, ‘Gestor de Área Ibérica’ ou ‘Gestor de RH’ são algumas das ofertas publicadas nos últimos dias a partir da conta de New Balance e da de Daniel Scheidgen Alvarez, diretor de Marketing da New Balance Ibéria, também filho de Anna Scheidgen. De momento, não se sabe se a empresa vai contratar ou tentar trazer de volta algum dos mais de 250 empregados despedidos no mês de janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
New Balance procura espaços para novas lojas próprias em Madrid e Barcelona
{{ noCommentsLabel }}