Apecate alerta Governo para consequências dos preços do combustível

  • Lusa
  • 16 Março 2022

Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos avisa que, depois de 2 anos de pandemia, a "escalada dos preços do combustível estar a colocar em causa a sobrevivência".

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (Apecate) alertou esta quarta-feira o Governo para as consequências do aumento dos preços dos combustíveis no setor e propôs várias medidas fiscais para minorar o problema.

De acordo com uma nota de imprensa, a Apecate alertou o executivo socialista “para o facto de a escalada dos preços do combustível estar a colocar em causa a sobrevivência das empresas que, após dois anos de pandemia, estão com graves dificuldades para conseguir resistir e manter a sua capacidade operacional”.

Perante o atual cenário, a Apecate propôs “algumas medidas que poderão minorar o problema deste setor dos Eventos e Animação Turística”, nomeadamente a redução do IVA nos combustíveis e a criação da gasolina ‘verde’, à semelhança do que existe no gasóleo (isenção de ISP).

A associação abordou ainda a dedução do IVA dos combustíveis, nomeadamente da gasolina, à coleta, quando estes são necessários para efetuar as atividades de Animação Turística e Marítimo Turística.

A redução do IVA para 6% nas atividades para as empresas do setor dos Eventos e Animação Turística é outra das propostas. “Caso não existam medidas para mitigar este problema, iremos assistir a um aumento significativo nos preços das atividades, diminuindo a capacidade das nossas empresas em operar e continuar a prestar os serviços turísticos, nomeadamente do setor dos eventos e da animação turística”, considerou a Apecate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apecate alerta Governo para consequências dos preços do combustível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião