BRANDS' ADVOCATUS Vieira de Almeida: além de uma sociedade de advogados
João Vieira de Almeida, Sénior Partner da Vieira de Almeida, explica como é que a VdA se tornou uma firma com dimensões que vão muito além da realidade tradicional de uma sociedade de advogados.
A Vieira de Almeida tem origem no escritório do seu fundador, Vasco Vieira de Almeida, que iniciou a sua prática em 1976, depois de vários anos dedicados à banca. A firma cresceu à medida da abertura ao mundo e do desenvolvimento da economia nacional, tendo aumentado significativamente de dimensão a partir do final dos anos 80, com a adesão de Portugal à UE.
O desenvolvimento da VdA desde essa época, enquanto sociedade de advogados, e a estruturação de uma organização em rede, assente numa base colaborativa sob a liderança de João Vieira de Almeida, foram passos determinantes no crescimento de um escritório de seis advogados para uma firma com cerca de 500 pessoas.
Em 2015, a VdA afirma o seu processo de internacionalização, que passou pelo desenvolvimento de uma rede internacional de firmas – a VdA Legal Partners – gerida de forma integrada, presente nos países africanos de língua oficial portuguesa, da África francófona e em Timor-Leste. Este investimento, com foco estratégico sobretudo no desenvolvimento de uma prática altamente especializada em Oil&Gas, assentou na constituição de uma equipa com um conhecimento profundo do ambiente legal e da realidade local destas geografias, fator diferenciador e de reconhecido valor para os clientes.
A construção deste percurso, preenchido de exigentes desafios e com a opção clara pela independência, assentou sempre num compromisso irredutível da VdA para com sua a cultura e valores, com particular foco no espírito de equipa, na sustentabilidade, inovação e no empreendedorismo, consolidando estas dimensões como forças motrizes, aliadas a uma cultura aberta e inclusiva, onde todos os colaboradores têm a justa oportunidade de desenvolver o seu potencial, num ambiente profundamente colaborativo.
“Também focada na excelência da formação, a VdA foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a criar uma Academia Corporativa, a VdA Academia, que assumiu como principal missão o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança.”
Esta identidade, que se funda no desígnio corporativo de responsabilidade para com as gerações futuras e, também, para com a comunidade, refletiu-se num longo percurso em matéria de responsabilidade e sustentabilidade, que levou à institucionalização desde cedo de um programa pro bono, pioneiro à data no mercado da advocacia, e posteriormente à criação da Fundação Vasco Vieira de Almeida, com a determinação de refletir o papel da VdA num ecossistema ao qual procura ativamente acrescentar valor, como agente catalisador de mudança positiva.
Também focada na excelência da formação, a VdA foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a criar uma Academia Corporativa, a VdA Academia, que assumiu como principal missão o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança.
Reconhecida consecutivamente pelo Financial Times Firma como firma mais Inovadora da Europa Continental, e por sucessivos prémios internacionais, a VdA constitui hoje um case study de Harvard Law School, pelo seu percurso singular e pela inovação constituir efetivamente um elemento central do seu ADN.
A VdA é uma firma de referência, hoje com cerca de 45 anos, que se concretiza em dimensões que vão muito além da realidade tradicional de uma sociedade de advogados, e que se materializam numa vivencia vibrante e inquieta de valorização da multiculturalidade e da multiplicidade das qualidades humanas que enriquecem a organização, numa combinação de orgulho pela história vivida com a ambição de antecipar o futuro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vieira de Almeida: além de uma sociedade de advogados
{{ noCommentsLabel }}