Entrevista a Pedro Rebelo de Sousa. Edição de abril da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 6 Abril 2022

Na Advocatus de abril pode ler a entrevista ao managing partner da SRS e especiais sobre as metas climáticas dos escritórios de advogados e a forma como a guerra na Ucrânia pode afetar o setor.

Pedro Rebelo de Sousa, managing partner e fundador da SRS Advogados, tem aconselhado clientes nacionais e internacionais em operações de grande relevo em questões de direito financeiro e acompanhado reestruturações e transações de M&A. Numa entrevista exclusiva à Advocatus, fala pela primeira vez abertamente sobre o que não resultou com a integração do escritório de Gabriela Rodrigues Martins e Dulce Franco (AAA) e da transição geracional de que o escritório irá presenciar no prazo de dois anos. “O futuro não sou eu”, diz o advogado com mais de 40 anos de experiência.

Faz ainda uma avaliação da situação na Ucrânia e do que serão as prioridades do novo Governo. Admite admirar a Vieira de Almeida, PLMJ e Morais Leitão e assume que a SRS – que prepara agora um rebranding – não baixou a faturação no período pandémico.

Pedro Rebelo de Sousa, managing partner da SRS Advogados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 15MAR221

Poucas foram as empresas que em 2021 estabeleceram metas climáticas. Nem todas as sociedades de advogados questionadas pela Advocatus assumem que estabelecem metas, mas garantem que a sustentabilidade é uma preocupação e têm adotado várias medidas e iniciativas. Para as firmas a luta contra as alterações climáticas e a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais são desafios urgentes.

O conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia teve início no dia 24 de fevereiro e desde então que várias cidades ucranianas têm sido alvo de bombardeamentos. Ainda sem um fim à vista, as consequências desta guerra ainda são incalculáveis. A Advocatus foi tentar perceber de que forma este conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode vir a mudar o panorama da procura dos serviços das sociedades de advogados.

Teresa Madeira Afonso, sócia da PLMJ, em entrevista ao ECO/Advocatus - 15MAR22
Teresa Madeira Afonso, sócia da PLMJ, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Teresa Madeira Afonso é a advogada do mês desta edição. A sócia de M&A da PLMJ conta com 12 anos de experiência profissional, centrando a sua atividade no direito comercial, com especial enfoque em temas de direito imobiliário comercial e financeiro. Desenvolve a sua atuação profissional, em particular, na estruturação, negociação e acompanhamento de transações de M&A e private equity, constituição e acompanhamento de fundos de investimento e de capital de risco, na aquisição de portfolios de créditos, bem como na assessoria a operações de financiamento e de reestruturação empresarial em vários setores da indústria, do imobiliário e turismo.

Tomás Zenóglio de Oliveira, sócio da VMA, esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço sobre os quatro anos de atividade do escritório. O advogado avançou que contam duplicar a equipa ainda em 2022 e prevê que sejam capazes de celebrar mais parcerias e novas associações com firmas de outros países. O sócio mostrou-se ainda entusiasmado com o “advento da inteligência artificial na advocacia”. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

VMA Advogados - 08MAR22
Tomás Zenóglio de Oliveira, partner da VMA AdvogadosHugo Amaral/ECO

O recente ranking da TTR – Transactional Track Record, com análise do período entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A Garrigues liderou por valor total das operações, com 286,25 milhões de euros, e ainda por número de transações, com oito.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Pedro Rebelo de Sousa. Edição de abril da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião