Nas notícias lá fora: Samsung, Meta e Shell

  • ECO
  • 7 Abril 2022

Samsung estima lucrar 11,6 mil milhões de dólares no 1.º trimestre do ano. Dona do Facebook planeia introduzir moedas virtuais, tokens e empréstimos. Sair da Rússia vai custar 5.000 milhões à Shell.

Os lucros da Samsung no primeiro trimestre do ano deverão atingir 11,6 mil milhões de dólares. A construtora presidida por Florentino Pérez está a estudar a compra da holding italiana Atlantia, avaliada em 15,69 mil milhões de euros. Sair da Rússia vai custar cinco mil milhões de dólares à Shell. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta quinta-feira.

Reuters

Samsung estima que lucros do 1.º trimestre irão superar expectativas do mercado

A Samsung estimou esta quinta-feira que terá um lucro de 11,6 mil milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, o que será o seu maior lucro no primeiro trimestre desde 2018. Estes resultados deverão superar a previsão avançada pelo SmartEstimate Refinitiv e dever-se-ão, sobretudo, às remessas de chips de memória, mas ainda às vendas de smartphones no trimestre, que ascenderam a 72 milhões, e à interrupção de uma fábrica rival de chips.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês)

El Economista

ACS estuda compra da Atlantia com GIP e Brookfield

A construtora ACS está a considerar lançar uma oferta para adquirir a holding italiana do setor das infraestruturas Atlantia, avaliada em cerca de 15,69 mil milhões de euros. O grupo liderado por Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) já contratou consultores para estudar a operação, na qual está a considerar assumir as estradas com portagem da empresa italiana em conjunto com as gestoras de fundos GIP e Brookfield. A acontecer, a operação será uma das maiores da Europa em 2022.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Financial Times

Dona do Facebook estuda lançar moedas virtuais, tokens e empréstimos

A Meta, dona do Facebook, tem planos para introduzir moedas virtuais, tokens e serviços de empréstimos nas suas aplicações. Apesar do colapso do projeto da criptomoeda Diem, a tecnológica liderada por Mark Zuckerberg mantém a ambição de explorar produtos financeiros nas suas plataformas, como forma de ter novas fontes de receitas. O braço financeiro do Facebook, Meta Financial Technologies, está a explorar a criação de uma moeda virtual para o metaverso, que os funcionários apelidaram internamente de “Zuck Bucks”. Não será uma criptomoeda baseada no blockchain, mas antes um token semelhante aos usados em aplicações de jogos, como a moeda Robux do jogo Roblox. A Meta também estuda a criação dos chamados “tokens sociais” ou “tokens de reputação” e ainda das “moedas de criador” – estas últimas estarão associadas a influencers do Instagram. Além disso, a tecnológica pondera vir a conceder empréstimos a pequenas empresas a taxas atrativas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês)

Reuters

Saída da Rússia vai custar cinco mil milhões à Shell

A Shell anunciou que a saída da Rússia lhe vai custar até cinco mil milhões de dólares, mais do que o previsto inicialmente. Ainda assim, as imparidades entre quatro mil milhões e cinco mil milhões de dólares no primeiro trimestre não vão afetar os seus resultados, revelou a petrolífera, que apresenta contas no próximo mês. Inicialmente, a Shell, com um valor de mercado de 210 mil milhões, assumiu que a retirada do mercado russo iria ter um impacto de 3,4 mil milhões. Vai ser, afinal, superior devido a perdas no crédito e em contas que tinha a receber na Rússia.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês)

Politico

Governo britânico promete energia nuclear para escapar a combustíveis russos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresenta esta quinta-feira o seu plano para reduzir a importação de combustíveis fósseis no Reino Unido, o qual promete gerar 24GW de energia nuclear até 2050. Nesta estratégia, o Governo compromete-se a fornecer o equivalente a um reator nuclear por ano em vez de um reator por década, a par com grandes impulsos para energias renováveis. Contudo, a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte irá expandir-se a curto prazo, enquanto o Governo mostrou uma nova abertura para o fraturamento de gás de xisto não-convencional.

Leia a notícia completa no Politico (acesso livre/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Samsung, Meta e Shell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião