Exportações do setor das duas rodas crescem 49% nos dois primeiros meses do ano
Em janeiro e fevereiro deste ano, as exportações do setor das duas rodas e da mobilidade suave atingiram quase os 110 milhões de euros, uma subida de 49% face ao mesmo período em 2021.
A indústria portuguesa do setor das duas rodas e da mobilidade suave registou um aumento das exportações de 49% nos dois primeiros meses deste ano face ao período homólogo de 2021, atingindo quase 110 milhões de euros em vendas para o estrangeiro, anunciou esta quinta-feira a Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA).
“Os dois primeiros meses do ano passado valeram 73.782.591 euros [em vendas para o exterior]. Comparando os dados de janeiro e fevereiro do corrente ano, verificamos um crescimento de 49%, com um total de 109.933.337 euros“, refere a ABIMOTA em comunicado, salientando que estes dados “superam as melhores expectativas”.
De acordo com o secretário-geral da associação, Gil Nadais, as previsões para este ano eram de um “abrandamento” no crescimento, já que em 2021 as vendas para o estrangeiro aceleraram 39%, para um total de 594 milhões de euros, naquele que foi o melhor ano de sempre para o setor.
“No entanto, os números referentes aos dois primeiros meses deste ano parecem reforçar que o crescimento é uma realidade e, a manter-se esta tendência, iremos continuar a subir e, sobretudo, voltar a crescer percentualmente, face ao ano anterior“, sublinhou Gil Nadais, citado no comunicado.
A pandemia, a escassez e a consequente subida dos preços dos combustíveis foram os “catalisadores” desta subida, mas, segundo o responsável da ABIMOTA, os números que esta indústria está a atingir “só acontecem porque em Portugal, desde a década passada, é feito um trabalho e investimento integrados de todo o setor”.
Segundo dados divulgados em julho do ano passado pelo Eurostat, Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, o maior produtor de bicicletas da União Europeia (UE), com 2,6 milhões de bicicletas produzidas em 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações do setor das duas rodas crescem 49% nos dois primeiros meses do ano
{{ noCommentsLabel }}