“Pesos pesados” atiram Lisboa para o “vermelho”

Quedas dos "pesos pesados", com a Jerónimo Martins a cair mais de 3% e o grupo EDP mais de 2%, pressionaram o índice de referência nacional. Lisboa contraria tendência das praças europeias.

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta quinta-feira com perdas superiores a 1%, contrariando a tendência da generalidade das praças europeias. Quedas dos “pesos pesados”, com a Jerónimo Martins a cair mais de 3% e o grupo EDP mais de 2%, pressionaram o índice de referência nacional. Ganhos da Galp Energia e da Semapa evitam quedas mais expressiva.

Pelo “Velho Continente”, o Stoxx 600 somou 0,43%, enquanto o alemão DAX subiu 1,12%, o francês CAC-40 ganhou 1,52%, o espanhol IBEX-35 subiu 0,47% e o britânico FTSE 100 fechou inalterado.

Por cá, Lisboa contrariou o sentimento da generalidade das praças europeias. O PSI terminou a sessão a ceder 1,11% para 6.055,83 pontos, com apenas quatro das 15 cotadas em terreno positivo e as restantes 11 no “vermelho”. A pressionar o desempenho do índice de referência nacional estiveram as perdas de alguns dos “pesos pesados”, nomeadamente do grupo EDP, Jerónimo Martins e BCP.

No grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis cedeu 1,04% para 22,77 euros, já a “casa-mãe” recuou 2,55% para 4,6240 euros, no dia em que a elétrica assegurou um novo contrato para a venda de energia renovável no Brasil. Já a retalhista dona do Pingo Doce cedeu 3,25% para 20,22 euros, enquanto que os títulos do BCP caíram 1,89% para 17,10 cêntimos.

Nota ainda para as quedas da GreenVolt, cujas ações desvalorizaram 2,09% para 7,04 euros, bem como para os títulos da REN que cederam 2,23% para 2,85 euros.

Em contrapartida, e a evitar quedas mais expressivas do PSI, esteve a Semapa, com os títulos a dispararem 5,39% para 2,85 euros, bem como a Galp Energia, que ganhou 1,17% para 11,65 euros, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Pesos pesados” atiram Lisboa para o “vermelho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião