Musk diz que ESG é “um esquema escandaloso” após exclusão de Tesla do índice

O CEO da Tesla defende que a pontuação ESG de uma empresa mede o nível de conformidade dos negócios com a "agenda da esquerda".

Elon Musk não ficou contente com a exclusão da Tesla de um índice S&P Global que segue as empresas tendo em conta os padrões ambientais, sociais e de governança, conhecidos como os indicadores ESG. O CEO da fabricante de veículos elétricos defendeu que os critérios ESG são “um esquema escandaloso”.

Numa série de tweets, Musk expressou o seu descontentamento pelo facto de a Tesla não ter sido incluída numa lista que coloca a petrolífera Exxon no top 10, apontando que o ESG é um “esquema escandaloso”, reiterando depois que foi transformado numa arma por “falsos guerreiros da justiça social”.

Do lado dos responsáveis pelo índice S&P 500 ESG, foram citadas preocupações relacionadas às condições de trabalho na Tesla como uma das razões para a exclusão da empresa, de acordo com a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês), referindo-se a notícias de discriminação racial e más condições de trabalho numa das fábricas.

Por sua vez, o líder da Tesla reiterou que o S&P Global Ratings, responsável por compilar o índice, “perdeu sua integridade” e disse que “ataques políticos” contra si próprio “vão aumentar dramaticamente nos próximos meses”.

Neste tema, Musk partilhou ainda uma imagem onde diz que a pontuação ESG de uma empresa mede o nível ao qual o negócio está em conformidade com a “agenda da esquerda”. Isto “apesar de a Tesla fazer mais pelo meio ambiente do que qualquer outra empresa”, acrescenta o empresário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Musk diz que ESG é “um esquema escandaloso” após exclusão de Tesla do índice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião