Mercedes-Benz lança Oceanic Lounge em Lisboa
“Estamos a investir em comunicação para mudar mentalidades”, diz Jorge Aguiar, diretor de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal
Um espaço junto ao rio, nas Docas de Alcântara, em Lisboa, para a promoção de debates, geração de ideias e experiências ligadas à proteção e preservação dos oceanos, bem como para alertar a população para a necessidade de um desenvolvimento mais sustentável. Em simultâneo, é possível ter aulas de vela, tirar a carta de marinheiro ou observar os golfinhos no Tejo. É esta a proposta da Mercedes-Benz, que inaugura esta terça-feira, véspera do Dia Mundial dos Oceanos, o Oceanic Lounge. O objetivo passa por criar uma consciência global sobre a importância da mudança dos comportamentos na proteção dos oceanos e dos ecossistemas marinhos, explica a marca.
O Mercedes-Benz Oceanic Lounge tem uma estrutura em terra com um lounge com dois pisos, quatro veleiros e dois semirrígidos, bem como uma equipa de skippers e marinheiros. Terá também três biólogos e um zoólogo, que acompanham as diferentes iniciativas que vão decorrer no espaço. “É um espaço que vai estar a rolar 365 dias por ano e que pretende servir cerca de 5 mil pessoas por ano”, explica ao ECO Jorge Aguiar, diretor de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal.
Com o Oceanário, parceiro da Mercedes-Benz nesta iniciativa, vão ser promovidas ações de formação ambiental, saídas para recolhas de lixo em mar aberto e observação da fauna marinha, em especial golfinhos.
“Isto é o começo, o espaço pode ser o quisermos”, prossegue Jorge Aguiar. Este projeto “está ser pensado para a próxima década e queremos continuar a construir”, diz. A ligação da marca aos oceanos começou já há 10 anos, com Garrett McNamara a colocar as ondas da Nazaré no mapa do surf a nível mundial. E a marca premium de automóveis também.
O espaço que agora nasce em Lisboa é “a continuação desta viagem”, um ano depois de na Nazaré ser sido inaugurado o EQ Lounge, um espaço autossustentável que acolhe iniciativas ligadas ao tema do ambiente e da sustentabilidade.
A ligação da Mercedes-Benz ao ambiente, recorda Jorge Aguiar, está inscrita na estrela da marca, cujos vértices significam terra, mar e ar. “Queremos promover conhecimento e alterar comportamentos. É uma forma de a marca se posicionar”, diz o responsável de marketing. “Criamos awareness em torno do tema. Não é dizer que fazemos, é fazer mesmo. Queremos mudar comportamentos e a marca dá o exemplo”, prossegue. “Discutir e evangelizar” são objetivos.
“Não tem a ver com vender carros. Se vou vender mais amanhã com esta ação? Não.”, diz Jorge Aguiar. No entanto, “a Mercedes-Benz vai ser percecionada como uma marca preocupada com as questões ambientais” e, na altura de escolher, “ser uma marca com a qual me identifico, que me é próxima em termos de valores”, ajuda a ditar a escolha. “Se me identifico, compro”, sintetiza.
O Mercedes-Benz Oceanic Lounge vai ser comunicado em outdoor, digital, imprensa e TV. “Estamos a investir em comunicação para mudar mentalidades”, diz o responsável. Ao teaser, já no ar, vai seguir-se, a partir de amanhã, a campanha “com forte presença em digital”, mas também presente em televisão, outdoor e imprensa. A criatividade e planeamento de meios são assinados pela Team-X, unidade do Grupo Omnicom que desde o início do ano trabalha a marca. Jorge Aguiar não revela o valor alocado a este projeto.
Em 2030 toda a frota da Mercedez-Benz vai ser elétrica e o objetivo é alcançar a neutralidade carbónica em 2039, recorda o responsável.
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