Alexandra Reis é a nova líder da entidade que gere o tráfego aéreo
A antiga administradora da TAP é a nova presidente da NAV. Para o conselho de administração entra ainda Gonçalo Pinto do Vale.
A entidade responsável pela gestão do controlo de tráfego aéreo vai ter uma nova administração a partir de 1 de julho, liderada por Alexandra Reis, que até há alguns meses fazia parte da administração executiva da TAP. A notícia foi avançada pelo Expresso e confirmada pelo ECO junto da NAV.
Alexandra Reis vai substituir Manuel Teixeira Rolo, que deixou a presidência em setembro de 2021, mais de um ano antes de terminar o mandato (final de 2022). A gestora fez parte, até fevereiro, da comissão executiva da TAP. Entrou em outubro de 2020, tendo assumido os pelouros financeiro, recursos humanos, transformação digital, compras, entre outros.
Segundo o seu perfil no LinkedIn, entrou para a TAP em 2017 para liderar a área de compras, depois de ter ocupado o mesmo cargo na NetJets e, antes ainda, na REN. Esteve quase oito anos na PT Internacional Investments, tendo iniciado a carreira na Nokia, em Portugal.
É licenciada em engenharia de telecomunicações (1992 – 1997), fez um programa avançado de gestão em telecomunicações na Universidade Católica e tem um MBA da AESE Business School.
Além de Alexandra Reis, também entra para o conselho de administração da NAV Gonçalo Pinto do Vale. O novo responsável pela área financeira é revisor oficial de contas desde 2014 e, segundo a nota curricular, exerceu vários cargos de auditoria financeira na Deloitte ao longo de 14 anos, trabalhando com entidades nacionais, cotadas e multinacionais das áreas da aviação, transportes, energia ou indústria.
Em comum com a nova presidente tem uma passagem pela NetJets Europe, onde fez formações técnicas de normas contabilísticas (IFRS e USGAAP). Era administrador financeiro do Grupo Mendes Gonçalves desde 2020. É licenciado em economia pelo ISEG e fez programas de gestão para executivos na AESE e na Nova SBE.
Da anterior administração transita o jurista Pedro Ângelo, que se mantém como vogal. A nova equipa assume funções num momento em que o tráfego aéreo está à regressar aos níveis pré-pandemia e em que o principal aeroporto nacional volta a sofrer constrangimentos. A NAV está também a fazer a transição para um novo sistema de tráfego (Topsky) mais moderno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alexandra Reis é a nova líder da entidade que gere o tráfego aéreo
{{ noCommentsLabel }}