Libra esterlina cai face ao dólar para mínimo desde março de 2020

  • Lusa
  • 6 Julho 2022

A moeda britânica estava a perder em relação à moeda americana devido às crescentes preocupações sobre uma crise económica global e também à fraqueza da economia britânica.

A libra esterlina caiu para o nível mais baixo face ao dólar em mais de dois anos, tendo sido negociada abaixo de 1,19 dólares, um mínimo desde março de 2020, quando o Reino Unido entrou em confinamento para conter a pandemia.

A moeda britânica estava a perder em relação à moeda americana, disseram os analistas, devido às crescentes preocupações sobre uma crise económica global devido ao aumento dos preços da energia e também à fraqueza da economia britânica.

A libra tocou 1,189 dólares na terça-feira, o valor mais baixo desde março de 2020, enquanto esta quarta-feira estava a ser negociada a 1,197 dólares.

A inflação anual no Reino Unido subiu para 9,1%, mas o Banco de Inglaterra advertiu que poderia atingir 11% até ao final do ano se a economia estagnar.

Os analistas também salientaram que existem preocupações em todo o mundo acerca de uma recessão nos EUA e na Europa, mas salientaram que a crise política no Reino Unido, na sequência das demissões na terça-feira de dois ministros (Rishi Sunak nas Finanças e Sajid Javid na Saúde) não pareceu ter impacto na libra.

Em junho, o Banco de Inglaterra aumentou as taxas de juro de 1% para 1,25%, o nível mais elevado em 13 anos, para combater a subida da inflação provocada pelo aumento dos preços da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Libra esterlina cai face ao dólar para mínimo desde março de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião