Direto Gazprom volta a suspender gás no Nord Stream por três dias
Erdogan diz estar do lado da Ucrânia e disponibiliza-se a falar com Putin sobre central nuclear de Zaporijia. Gazprom vai suspender gás no Nord Stream para trabalhos de manutenção.
A empresa russa Gazprom vai voltar a suspender os fluxos de gás no Nord Stream 1, da Rússia para a Europa, desta vez por três dias no final de agosto (até 2 de setembro). A razão para a paragem são trabalhos de manutenção, segundo explicou a elétrica, que vão ser desenvolvidos em conjunto com a Siemens.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, irá falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a ocupação da central nuclear de Zaporijia e os problemas de segurança. A declaração surgiu na reunião da cimeira trilateral da passada quinta-feira, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, conforme transcrição revista esta sexta-feira pela Reuters.
Em declarações após a cimeira trilateral na cidade ucraniana de Lviv, Recep Erdogan referiu que Volodymyr Zelenskiy defendeu a retirada de todas as minas da região pela Rússia. “Vamos discutir esta questão com Putin e pedir-lhe especificamente que a Rússia faça o que deve ser um passo importante para a paz mundial”, admitiu o presidente turco.
Na passada quinta-feira, António Guterres reuniu-se com Zelensky e Erdogan. No final da reunião de ontem, Erdogan defendeu que a Turquia se encontra “do lado da Ucrânia”, sendo que Zelensky considerou as declarações do presidente turco como “uma poderosa mensagem de apoio”. No entanto, Erdogan alertou para o risco de desastre nuclear, do mesmo modo que António Guterres admitiu que qualquer dano provocado em Zaporijia seria “suicídio”.
No próximo sábado, a agenda do líder da ONU irá levá-lo a Istambul, onde irá visitar o Centro de Coordenação Conjunta estabelecido em cooperação com a Ucrânia, Rússia e a ONU. Este centro trata-se da entidade que se encontra a fiscalizar o cumprimento do acordo para o “corredor de cereais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gazprom volta a suspender gás no Nord Stream por três dias
{{ noCommentsLabel }}