Hoje nas notícias: Preços do gás, greves e PRR

  • ECO
  • 26 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Com os preços do gás natural prestes a subir para os clientes residenciais, voltar ao mercado regulado vai permitir poupar centenas de euros por ano. O Governo português quer mais tempo para aplicar fundos do PRR e pede que prolongamento para além de 2026 seja uma prioridade da Comissão Europeia. As famílias portuguesas nunca gastaram tanto em saúde como no ano passado. Estas e outras notícias estão em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Regresso ao mercado regulado permite poupanças de até 300 euros no gás

Face ao aumento dos preços do gás natural em outubro anunciado pela EDP Comercial e pela Galp, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou na quinta-feira que vai ser possível para os clientes residenciais no mercado livre voltarem aos preços regulados. A medida do Governo pode permitir uma poupança superior a 27 euros mensais, ou cerca de 332 euros por ano, às famílias, mostram os cálculos do Expresso. O período extraordinário de regresso dos clientes estará em vigor durante um ano.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Portugal quer fazer do prolongamento do PRR uma prioridade europeia

O Governo português quer mais tempo para executar os milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deseja mesmo que o prolongamento, além de 2026, seja uma prioridade da Comissão Europeia. O primeiro-ministro António enviou a posição portuguesa à presidente da Comissão Europeia, justificando a alteração com “circunstâncias económicas supervenientes e não antecipáveis à data da aprovação do regulamento sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR)”. Assim, o país sugere que o prolongamento seja tido em conta na definição de prioridades para o plano de atividades do executivo europeu em setembro/outubro.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

IP já aplicou primeiro milhão na alta velocidade Lisboa-Porto

As despesas da Infraestruturas de Portugal (IP) euros com o projeto da alta velocidade entre Lisboa e Porto já superaram 1,3 milhões de euros. A empresa já celebrou seis contratos de aquisição de serviços, todos por ajuste direto, para o desenvolvimento da linha que vai permitir ligar as duas cidades portuguesas em cerca de uma hora e 15 minutos. O projeto está previsto no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Famílias portuguesas nunca gastaram tanto com a saúde como em 2021

O dinheiro gasto pelas famílias com saúde nunca foi tão elevado como em 2021. As despesas chegaram quase aos 6,8 mil milhões de euros, mais 906 milhões de euros do que em 2020, ano em que os pagamentos diretos das famílias diminuíram, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Portugal mantém-se entre os países da OCDE com maior percentagem de despesa em saúde do próprio bolso, nomeadamente com a compra de medicamentos, análises e exames não cobertos pelo apoio estatal, consultas e cirurgias no privado e cuidados de saúde oral, entre outros.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Inflação e fim da geringonça levam greves a máximos de 2013

No primeiro semestre de 2022, deram entrada mais de 630 pré-avisos de greve, um máximo de 2013, de acordo com os dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Este número, atingido nos primeiros seis meses do ano, que representa mais do dobro dos pedidos submetidos no período homólogo, é explicado pelo disparo dos preços, que não tem sido acompanhado pela correspondente atualização dos salários, bem como pelo fim da geringonça e a maioria absoluta do PS.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Preços do gás, greves e PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião