Bolsas norte-americanas com ganhos à boleia da banca e da saúde

Os principais índices norte-americanos terminaram a sessão desta quinta-feira com ganhos ligeiros impulsionados pelas cotadas ligadas ao setor financeiro e da saúde.

As bolsas norte-americanas encerraram a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, impulsionadas pelas cotadas ligadas ao setor financeiro e da saúde. Os investidores digeriram ainda as declarações do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.

O S&P 500 valorizou 0,58% para 4.002,93 pontos, enquanto o industrial Dow Jones somou 0,61% para 31.772,42 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq ganhou 0,45% para 11.844,54 pontos.

Nesta sessão, os investidores digeriram as declarações do presidente da Fed, que discursou esta quinta-feira na 40.ª conferência monetária anual do Cato Institute, em Washington, e da presidente do Banco Central Europeu. Jerome Powell garantiu que o banco central está “fortemente comprometido” em controlar a inflação, abrindo a porta a novos aumentos das taxas de juro. Os analistas apontam que há 90% de possibilidade de o banco central norte-americano voltar a subir as taxas de juro em 75 pontos base na reunião deste mês.

Christine Lagarde admitiu que inflação poderá subir mais nos próximos meses, o que forçará o BCE a novos aumentos das taxas de juro, e avisou que a economia vai registar “abrandamento significativo”. Esta quinta-feira, o BCE subiu as taxas de juro na Zona Euro em 75 pontos base.

Face à perspetiva de novos aumentos das taxas de juro nos EUA, o setor bancário esteve entre os mais beneficiados. A título de exemplo o JPMorganChase subiu 2,33% para 118,60 dólares, o Morgan Stanley somou 1,82% para 88,44 dólares e o Goldman Sachs ganhou 1,46% para 335,38 dólares.

Além disso, também o setor da saúde esteve alta, depois de ter sido revelado que o tratamento anti-cegueira da Regeneron Pharmaceutical também funciona quando administrado numa dose mais elevada e com um intervalo mais longo entre as injeções. Face a esta notícia, as ações da farmacêutica dispararam 18,85% para 708,85 dólares.

Os investidores estão ainda a digerir os dados relativos ao mercado laboral, que atingiram mínimos de três meses. Na semana terminada a 3 de setembro, houve uma quebra de seis mil pedidos de desemprego, com o valor atual a situar-se nos 222 mil pedidos, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. Este balanço supera as expectativas dos analistas consultados pela Reuters, que apontavam para 240 mil pedidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas norte-americanas com ganhos à boleia da banca e da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião