Hoje nas notícias: Pensões, NATO e gás
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os destaques desta quinta-feira dão conta de que o PSD está disponível para debater uma reforma da Segurança Social e de que documentos portugueses da NATO foram apanhados à venda na darkweb. O custo do gás triplicou para uma em cada três empresas e a Galp comprou os restantes 48,5% da Ventiveste à Martifer. Conheça as notícias que estão a marcar o dia.
Montenegro disponível para negociar reforma da Segurança Social
O líder do PSD considera que a medida anunciada pelo Governo sobre pensões representa um “corte de mil milhões de euros no sistema”. No entanto, Luís Montenegro admite abertura para debater uma futura reforma da Segurança Social. “Durante vários anos, desafiámos o PS a sentar-se com o PSD para fazer uma reforma da Segurança Social que pudesse conferir sustentabilidade ao sistema e garantir às pessoas que não iriam perder poder de compra”, disse Montenegro. O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto em causa para forçar o debate na Assembleia.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Documentos portugueses da NATO apanhados à venda na darkweb
O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), comandado pelo chefe de Estado-Maior, Almirante Silva Ribeiro, foi alvo de um “ciberataque prolongado e sem precedentes” que teve como resultado a exfiltração de “centenas de documentos” classificados “como secretos e confidenciais” da NATO. O Governo português só soube porque foi informado pelos Serviços de Informações norte-americanos, através da embaixada em Lisboa, com uma comunicação que terá sido feita diretamente ao primeiro-ministro no passado mês de agosto.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Custo do gás triplicou para uma em cada três empresas
Mais de uma em cada três empresas viu a fatura do gás natural triplicar este ano, enquanto uma em cada seis unidades industriais registou este aumento no custo da eletricidade, segundo um estudo da Associação Empresarial de Portugal (AEP). A maioria dos inquiridos diz que irá reduzir a atividade para lidar com estes custos, sendo que 18% admite o recurso ao lay-off e 17% o encerramento parcial das unidades de produção.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)
Galp compra os restantes 48,5% da Ventiveste à Martifer
A Galp comprou a participação de 48,5% da Martifer na Ventiveste, tendo agora o controlo total do consórcio que detinha com a Martifer desde 2007. Esta empresa representa a entrada da petrolífera nas renováveis, mas acabou por não se traduzir expressivamente na produção da Galp. “A tomada do controlo total sobre a Ventinveste foi uma oportunidade de negócio concretizada em total alinhamento com a estratégia da Galp de diversificar o seu portefólio ibérico de energias renováveis, que está assente sobretudo na energia solar”, explicou fonte oficial Galp.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Medina nomeou ex-chefe de gabinete para a Estamo após chumbo da Cresap
A antiga chefe de gabinete de Fernando Medina na Câmara de Lisboa assumiu o cargo de presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) sem ter recebido luz verde da Cresap, a comissão independente que avalia os candidatos a altos dirigentes do Estado. Mesmo assim, o ministro das Finanças decidiu nomear Fátima Madureira para a vice-presidência da Estamo, a imobiliária do Estado.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Pensões, NATO e gás
{{ noCommentsLabel }}