Novo governo sueco vai ter apoio parlamentar da extrema-direita
Bloco de direita composto pelos moderados, democratas-cristãos e liberais vão formar governo na Suécia. Novo executivo conta com apoio parlamentar dos democratas suecos, partido de extrema-direita.
O líder dos Moderados na Suécia, Ulf Kristersson, anunciou esta sexta-feira que o seu partido chegou a acordo com os democratas-cristãos e com os liberais para formar um novo governo de direita na Suécia, avança o Deutsche Welle (acesso livre, conteúdo em inglês). Novo executivo conta com o apoio parlamentar dos democratas suecos, um partido de extrema-direita.
“Os moderados, democratas cristãos e liberais vão construir um governo e cooperar com os democratas suecos no parlamento“, afirmou Ulf Kristersson, em declarações aos jornalistas. O bloco de direita composto por estes partidos venceu as eleições de setembro na Suécia por uma pequena maioria, tendo garantido 176 assentos de um total de 349.
Perante este resultado, a primeira-ministra social-democrata Magdalena Andersson, que lidera o maior partido na Suécia, reconheceu a derrota, tendo apresentado o pedido de demissão. De acordo com o mesmo jornal, os liberais recusaram-se a governar em coligação com os democratas suecos, um partido de extrema-direita fundado na década de 80 e que tem a segunda maior representação parlamentar.
De acordo com o Politico, o parlamento sueco tem previsto votar o nome de Kristersson para primeiro-ministro na próxima segunda-feira, devendo este apresentar a sua equipa ministerial na terça-feira e o seu orçamento para 2023 nas próximas semanas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo governo sueco vai ter apoio parlamentar da extrema-direita
{{ noCommentsLabel }}